Como avaliar se vale a pena a renovação de uma franquia



Vale a pena renovar um contrato de franquia? Quais os cuidados que se deve ter ao decidir estender a parceria? Neste post, reunimos algumas considerações que o empreender deve ter em mente ao pensar na renovação da sua franquia.


Entenda por que esta pode ser uma e ótima decisão e o que se deve considerar para torna-la segura.


Quando pensar na renovação da franquia?

Em geral, os contratos de franquia têm duração de 5 anos. Este é um tempo médio, considerado suficiente, na maior parte dos casos, para o franqueado recuperar o seu investimento. Mas não é preciso esperar o término do compromisso para planejar sua extensão.


Pode parecer demasiadamente cedo, mas o momento de pensar na renovação da franquia é durante a negociação do contrato original. Isso porque é geralmente neste primeiro acordo entre as partes são incluídas as cláusulas sobre uma eventual renovação.


Por isso, ao assinar o primeiro contrato com a marca, já verifique o que o franqueador projeta para renovação da franquia.


Quais as condições para a renovação?

A forma de renovação vai depender, primeiramente, do que constar no contrato. O franqueador pode condicionar a renovação ao pagamento de uma nova taxa de franquia para renovar a parceria, por exemplo.


Também é possível que o contrato preveja a renovação automática da franquia ao final do primeiro período. Esta ampliação pode estar atrelada ao desempenho da unidade. Ou seja, a renovação é automática caso o franqueado atinja determinadas metas.


O importante é que o momento da renovação do contrato de franquia não deve ser uma mera formalidade. Deve-se aproveitar o momento para avaliar os resultados do negócio tanto sob o ponto de vista do franqueado quanto do franqueador.


O franqueado deve analisar se o negócio atendeu às suas expectativas. Obteve a rentabilidade esperada? Se não, há um diagnóstico do que não funcionou? A partir daí, avalia se vale a pena a renovação.


Já o franqueador também deve avaliar o desempenho da operação e analisar se deseja renovar a parceria. Entre as causas mais comuns para que o franqueado abra mão da renovação estão o baixo desempenho da unidade, inadimplência e descumprimento dos padrões da marca.


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