Como criar uma cultura de segurança do trabalho




Uma cultura de segurança no local de trabalho deve ser um compromisso compartilhado entre colaboradores e gestores. O objetivo comum deve ser o de tornar a segurança uma prioridade no local de trabalho.


Mas de que forma é possível criar este ambiente seguro? Como engajar todas as equipes para que realmente se comprometam com estes resultados? É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira!


Compartilhando responsabilidades

A melhor maneira de criar uma cultura de segurança no local de trabalho é começar com a gestão. Os líderes precisam se engajar em criar o ambiente mais seguro possível. E isso não deve se resumir a cumprir normas e manter a documentação de SST em dia. É preciso que haja uma gestão realmente focada no bem-estar dos colaboradores.


Ter uma forte cultura de segurança no local de trabalho é importante para qualquer empresa. Além de ajudar a evitar acidentes, isso faz com que os colaboradores se sintam seguros enquanto trabalham. O que também resulta em ganhos de produtividade e competitividade.


O primeiro passo para criar uma cultura de segurança no trabalho é a conscientização. Começa com o entendimento de que todos são responsáveis por sua própria proteção e também pela dos colegas. Todos têm um papel a desempenhar na criação de um ambiente de trabalho seguro.


As culturas de segurança no local de trabalho são construídas com base na confiança, abertura e comunicação. Os funcionários precisam se sentir à vontade para relatar condições ou comportamentos inseguros sem medo de represálias.


Confira algumas iniciativas que podem ajudar a criar uma cultura de segurança em sua empresa:


  • Comunique-se com os funcionários sobre segurança. Certifique-se de que os funcionários estejam cientes da importância da segurança e saibam o que precisam fazer para se manterem seguros.

  • Treine funcionários em procedimentos de segurança. Forneça aos funcionários treinamento sobre como realizar seus trabalhos com segurança. Isso pode ajudar a evitar acidentes.

  • Inspecione regularmente o local de trabalho Inspecione regularmente o local de trabalho quanto a riscos. Isso pode ajudar a identificar perigos potenciais para que possam ser resolvidos.

  • Incentive os funcionários a relatar riscos. Incentive os funcionários a relatarem quaisquer perigos que virem no local de trabalho. Isso pode ajudar a garantir que os perigos sejam resolvidos rapidamente.

  • Reconheça e recompense os funcionários que seguem os procedimentos de segurança e ajudam a criar um local de trabalho seguro. Isso pode ajudar a incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Estes são os primeiros passos para criar uma cultura de segurança em sua empresa. Para que esta iniciativa se constitua em um projeto contínuo e eficaz, é importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada em SST.


Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Asonet Ocupacional está preparada para prestar o suporte adequado à sua empresa, na medida de suas demandas. Entre em contato com nossos consultores e confira como podemos ajudar.


6 visualizações0 comentário