• Asonet Ocupacional

Como preparar o espaço para trabalhar de casa no verão

Atualizado: Jan 26



Ao contrário do escritório da empresa, que é um local originalmente projetado para ser um espaço de trabalho saudável e confortável, no home office o colaborador precisa adequar um ambiente da sua casa para cumprir sua jornada de trabalho sem prejudicar sua produtividade e o seu bem-estar. No verão essa adequação é colocada à prova, já que as temperaturas elevadas da estação podem fazer do trabalho algo desconfortável, menos produtivo e até prejudicial à saúde.


Pensando nisso, separamos algumas dicas para que os colaboradores mantenham-se saudáveis em seu home office na estação mais quente do ano. Especialmente para quem não dispõe ou quer dar uma folga aos equipamentos de ar-condicionado. Confira.


Luzes e equipamentos

Para evitar o aquecimento excessivo do seu home office, sempre que possível, procure manter as luzes apagadas tirando o máximo proveito da iluminação natural. Durante a estação dos dias mais longos e mais ensolarados do ano, a luz natural pode ser uma grande aliada. Se fazer uso desse recurso não for possível, dê preferência às lâmpadas de LED, que não dissipam calor para o ambiente. Equipamentos que não estejam em uso, como impressoras, por exemplo, também devem permanecer desligados para que não gerem mais calor.


Horários

Provavelmente, no local onde o seu home office está instalado, há momentos do dia em que a temperatura fica mais amena. Se a sua atividade profissional permite horários flexíveis, procure organizar a sua rotina de forma a aproveitar para estar na ativa nesses períodos.


Reserve para os momentos em que a temperatura do cômodo é mais agradável tarefas sobre as quais você tem autonomia para definir o horário para executá-las. Assim, mudar alguns horários não irá interferir na rotina de outras pessoas como colegas, gestores, clientes, etc.


Preparação do ambiente

Se você ainda vai adaptar um cômodo para ser utilizado como home office, é possível prevenir o desconforto térmico. O uso de piso frio e paredes pintadas com cores claras, por exemplo, podem ajudar a amenizar o calor.


Outra dica é colocar plantas no escritório. Além de deixar o ambiente mais arejado, elas umidificam o ar, reduzindo a sensação de abafamento.


Hidratação

Manter o corpo hidratado é importante durante o trabalho especialmente no verão. E essa dica vale sempre, não apenas para quem está no home office. Além de amenizar o calor, a hidratação influencia na nossa produtividade, uma vez que nosso organismo funciona de forma mais lenta quando está desidratado. Por isso, vale ter uma garrafa de água sempre à mão. O café, a bebida mais tradicional de todo o ambiente profissional, pode ser substituído por outras mais refrescantes, como sucos e chás gelados.


Alimentação

Também não descuide da alimentação. O fato de estarmos em casa pode fazer com que descuidemos um pouco dos hábitos alimentares durante o expediente – afinal, a geladeira e a despensa estão logo ali. Esse comportamento pode influenciar na nossa saúde e na nossa produtividade, ainda mais no calor.


Dê preferência para as refeições leves, evitando os cardápios mais gordurosos. Pratos de difícil digestão prejudicam sua produtividade, especialmente no verão. Frutas, sementes e castanhas são alternativas saudáveis para beliscar durante o dia de trabalho.


Vestuário

Mesmo com algumas adequações, em geral o home office deve ser visto como uma extensão da empresa. O ideal é vestir-se da forma mais próxima possível do habitual quando do trabalho presencial. Porém, especialmente no verão, é possível flexibilizar um pouco essa orientação e priorizar peças mais leves, fugindo dos tecidos mais encorpados.


Estas são as nossas dicas para que os colaboradores que atuam em home office no verão não coloquem em risco seu conforto, produtividade e bem-estar. É importante lembrar que a saúde ocupacional dos funcionários é sempre de responsabilidade do empregador, independentemente de onde eles estejam atuando.


A Asonet Ocupacional pode ajudar sua empresa em todos os processos de saúde e segurança no trabalho. Entre em contato com um dos nossos consultores, conheça os nossos serviços e garanta a integridade de sua força de trabalho.


Saiba mais em www.asonet.com.br

10 visualizações0 comentário

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Youtube Asonet
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
© Copyright ASONET Ocupacional | Todos os direitos reservados.