• Juliana Colognesi

Novembro Azul: campanha pela saúde dos homens está ganhando força no Brasil


Desde de 2009, todos os anos, o mês de novembro é dedicado para reforçar o alerta e a importância da conscientização sobre a saúde dos homens. Com diversas abordagens a prevenção do câncer de próstata é a que recebe maior atenção. A campanha Novembro Azul começou a ganhar notoriedade por meio de instituições privadas e públicas que passaram a informar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem. A medicina do trabalho pode ser um importante motor para tornar esse tema ainda mais relevante dentro das organizações.


Dados sobre o câncer de próstata


O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. A doença geralmente se manifesta em homens mais velhos, onde cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. De acordo com o Inca - Instituto Nacional do Câncer entre os anos 2020 e 2022 o Brasil deve registrar cerca de 65 mil novos casos.


Os médicos alertam para os fatores de risco que aumentam a probabilidade deste tipo de enfermidade estão homens acima de 55 anos. Excesso de peso e obesidade, histórico familiar, sedentarismo, abuso de drogas como o tabaco e o álcool, são expoentes que podem acentuar a predisposição e fazer com que a doença se manifeste. Nesse sentido, os hábitos saudáveis são recomendados como a principal maneira de prevenção. Manter uma alimentação equilibrada rica em fibras e vitaminas. Praticar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol são as recomendações para evitar a doença.


Muito além do câncer de próstata

Além do câncer de próstata, os homens estão extremamente expostos e vulneráveis a outros tipos de doenças. Isso porque eles dão pouca importância para os sintomas e não costumam ir ao médico de maneira preventiva. De modo geral eles acabam sendo muito negligentes com a própria saúde. De acordo com o Centro de Referência de Saúde do Homem, 60% dos homens procrastinam a ida ao hospital, procurando ajuda apenas quando o quadro já está avançado.

O infarto e as doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de morte no Brasil e a incidência dessas doenças é maior entre a população masculina. Olhando para a medicina do trabalho os homens também são as maiores vítimas de acidentes perigosos. Isso também acontece pela falta de cuidado em relação a própria segurança. Quando se veem em situações de risco eles se sentem pressionados a não demonstrar fraquezas. Por isso, a campanha de Novembro Azul apesar de estar focada na prevenção do câncer de próstata muita vezes acaba tratando o tema: cuidado à saúde masculina, de maneira mais abrangente.


Novembro Azul na sua empresa

Os sintomas do câncer de próstata não são perceptíveis no princípio da doença. Por isso, a importância de debater o assunto socialmente para prevenção e diagnóstico precoce. Dentro das organizações o Médico do Trabalho como gestor da saúde e responsável pela qualidade de vida e saúde dos colaboradores pode promover eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema. Assim como produzir recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce dessas doenças.


Entre em contato com a Asonet e descubra como a sua empresa pode contribuir para conscientização deste tipo de câncer. Ao contratar a ASONET as empresas passam a contar com um programa de gestão de saúde completo. A consultoria está apta a promover programas de saúde, fornecer ferramentas e suporte para a empresa, fornecer os exames obrigatórios, realizar ações preventivas e orientar os trabalhadores em relação aos cuidados com a saúde e segurança.


Quer saber mais sobre como nossa consultoria em saúde ocupacional pode te ajudar? Entre em contato com um de nossos consultores: https://www.asonet.com.br/contato


7 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2020 - Por Asonet Ocupacional