top of page

O que você precisa saber sobre o PPP Eletrônico




A versão eletrônica do Perfil Psicográfico Previdenciário (PPP) será obrigatória para todas as empresas a partir de janeiro de 2023. A nova forma de envio não modifica o objetivo do documento em sua versão em papel: informar sobre as condições ambientais de trabalho as quais o colaborador está exposto.


Confira neste post as principais informações que todo o empregador deve saber sobre o PPP.


O que é o PPP

O Perfil Psicográfico Previdenciário é um formulário que contém o registro laboral dos colaboradores. O INSS utiliza o PPP nos processos de análise de concessão de benefícios trabalhistas.


O documento contém informações administrativas, como a função e as atividades do colaborador, ambientais, no caso dos agentes nocivos aos quais ele está exposto, e biológicas, com dados sobre exames médicos realizados e ocorrências relacionadas à saúde do colaborador.


Para que serve o PPP

Para o colaborador, a principal finalidade do PPP é embasar a concessão de benefícios junto à Previdência Social. É o caso da aposentadoria especial por exposição a agentes nocivos à saúde, por exemplo.


O PPP também é importante para que o empregador comprove o cumprimento de todas as normas de segurança e proteção dos colaboradores. Em eventuais ações judiciais, o documento comprova que a empresa ofereceu as melhores condições de trabalho ao empregado.


Como deve ser feito o preenchimento do PPP

O preenchimento do PPP é feito a partir dos demais eventos de SST no eSocial. Ele é composto pelo envio do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos) no eSocial.


Cabe lembrar que todos os colaboradores devem ter seu PPP preenchido, mesmo aqueles cujas atividades não estão sujeitas a riscos.


O preenchimento do PPP é uma das obrigações de saúde e segurança do trabalho que a Asonet Ocupacional pode ajudar a manter sempre em dia na sua empresa.


Entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre nossos serviços.


9 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page