A missão de zelar pelo bem-estar dos colaboradores pressupõe seguir uma série de normas e regulamentos definidos em diferentes legislações. A auditoria de segurança do trabalho é uma ferramenta para verificar se o empregador está cumprindo com estas determinações. E garantir que ele está oferecendo aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro e boas condições laborais.
Quando isso acontece a empresa melhora seus níveis de eficiência e produtividade. Também se previne das penalidades que pode receber caso não cumpra as normas de saúde e segurança no trabalho (SST).
Quer saber como funciona uma auditoria de segurança do trabalho? Então siga a leitura deste post!
O que é uma auditoria de segurança do trabalho
A auditora de segurança do trabalho é um procedimento de verificação dos processos da empresa em SST. O objetivo é certificar-se de que a organização está seguindo os trâmites adequados para proteção dos seus colaboradores.
Realizar a auditoria garante à empresa subsídios para planejar suas iniciativas de SST de acordo com as regulamentações a que está sujeito. Também funciona como um processo de avaliação das ações já em andamento.
Durante a auditoria são identificados riscos à saúde e ao bem-estar dos colaboradores. Também são propostas ações que melhorem as políticas de SST da empresa.
Quais os tipos de auditoria de segurança do trabalho
O tipo de auditoria a se realizada vai depender do objetivo da empresa. O procedimento pode ser interno quando o que se busca é um diagnóstico de SST. O resultado desejado é identificar problemas nos processos e preparar melhorias nas ações da área.
Já a auditoria externa, feita por auditores independentes, tem dois objetivos. O primeiro é identificar não conformidades nas ações de SST da empresa. Um relatório aponta o que precisa ser corrigido e como fazê-lo.
O segundo objetivo da auditoria externa é certificar a empresa quanto aos seus procedimentos de saúde e segurança no trabalho. Trata-se de uma verificação que atesta o cumprimento das responsabilidades de SST por parte da empresa.
O que é analisado na auditoria
Os procedimentos e exigências de SST podem variar de empresa para empresa, de acordo com o seu porte e sua área de atuação. A auditoria procura por riscos e não conformidades seguindo alguns parâmetros.
O primeiro deles diz respeito à função exercida pelos colaboradores. Aqui, são analisados os riscos ligados às tarefas realizadas e as medidas preventivas adotadas. O ambiente também é analisado, considerando itens como infraestrutura e ergonomia, entre outros.
A auditoria também inspeciona os equipamentos e ferramentas utilizados. Eventuais falhas ou problemas de manutenção são indicados. Por fim, os auditores avaliam o colaborador quanto ao seu conhecimento e aplicação das normas de segurança, além do uso de EPIs.
Quais os benefícios da auditoria
Ao realizar a auditoria de segurança do trabalho a empresa pode tanto melhorar seu desempenho como se proteger de demandas legais. Confira algumas vantagens do procedimento.
Melhoria do ambiente organizacional
Ganhos de produtividade
Prevenção de acidentes de trabalho doenças ocupacionais
Redução de custos operacionais
Aprimoramento dos processos de SST
Quer saber mais sobre auditoria de segurança do trabalho? Então entre em contato com um dos nossos consultores. Podemos auxiliar a sua empresa a avaliar suas ações de SST e planejar novas iniciativas para proteger seus colaboradores e prevenir demandas legais.
Comments