• Asonet Ocupacional

Relações de trabalho pós-pandemia:

Atualizado: Out 7

Como reinventar o cuidado com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores


O ano de 2020 entrou para a história como um divisor de águas. Foi a primeira vez, na história moderna, que tivemos que nos adaptar a uma emergência global de saúde causada pela pandemia de COVID-19. Passamos por uma grande mudança que transformou nossas relações sociais e também de trabalho. Da mesma forma, tivemos que reinventar o cuidado com a saúde dentro e fora das organizações e, ao que tudo indica, esse processo de adaptação ao “novo normal” é algo que vai se estender por muito tempo.


A pandemia trouxe diversos desafios para as pessoas. Por exemplo, a necessidade de manter corpo e mente em equilíbrio para navegar da melhor maneira por tantas incertezas. Diante das novas demandas de saúde que surgiram, as organizações também precisam encontrar meios para continuar cuidando dos colaboradores. É preciso reinventar as estratégias, processos e métodos, inclusive criar novos procedimentos de saúde e segurança para o trabalho remoto.


Impacto na qualidade de vida

Com a pandemia as pessoas se viram obrigadas a mudar radicalmente suas rotinas e relações sociais, tanto em família quanto no âmbito profissional. Essa mudança abrupta está causando uma reviravolta na qualidade de vida das pessoas uma vez que ninguém estava preparado para, de uma hora para outro, se ver confinado em casa e misturar ambiente familiar com profissional.


Reinventar o cuidado com a saúde passou a incluir novos protocolos de higiene e métodos de prevenção. Mas os problemas provocados por essa crise de saúde não se resumem à contaminação da Covid-19: seus reflexos são percebidos na saúde mental e orgânica das pessoas. Os casos de depressão, por exemplo, dobraram nos últimos meses. Reflexo de uma inabilidade das pessoas para lidarem com tanto estresse e pressão psicológica gerada pelo medo.


As empresas também se depararam com um novo cenário. Além da desaceleração da economia, houve a necessidade de afastar os colaboradores, interromper os serviços e até montar equipes de trabalho remotas. E, mesmo à distância a responsabilidade em relação a saúde e qualidade de vida dos funcionários também começou a fazer parte desse desafio.


Como reinventar o cuidado com a saúde dos colaboradores?

A resposta apesar de simples pode ser um grande desafio. É preciso investir em novos processos de gestão e liderança, além de adotar melhores ferramentas para acompanhar a saúde desses funcionários.


É muito importante entender que, mesmo com o trabalho remoto, é possível gerenciar a produtividade, qualidade da entrega e também a saúde e bem-estar dos colaboradores. Proporcionando experiências de trabalho e performance profissional de impacto positivo para os colaboradores.


O cuidado com sua saúde e qualidade de vida pode acontecer, por exemplo, por meio de recursos tecnológicos. O ambiente virtual é um grande aliado nesse sentido. As organizações podem investir em:

  1. Séries de vídeos educativos;

  2. Materiais educacionais sobre saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho,

  3. Gestão do tempo e espaça físico para gerenciar o trabalho no ambiente de home office,

  4. Desafios semanais para a prática de exercícios ou então aulas de ginástica laboral online;

  5. Suporte psicológico à distância à disposição dos funcionários.

Oferecer suporte emocional


A saúde emocional talvez tenha se tornado o fator de maior atenção das organizações. Pensando em ajudar as empresas a Asonet criou uma plataforma de atendimento psicológico online. O serviço nasceu para auxiliar pessoas que estão passando por estresse crônico, quadros de ansiedade e depressão nesse momento. As organizações podem contratar o serviço e colocá-lo a disposição dos funcionários. Ou então, a pessoa pode procurar o sistema da empresa por conta própria.


A plataforma foi lançada nos primeiros 40 dias da pandemia. Foi uma resposta rápida e efetiva ao momento de total incerteza que estávamos vivendo. A agilidade em prol da saúde ocupacional dos profissionais colocou a Asonet, mais uma vez, como referência de consultoria de saúde ocupacional dentro do mercado.


De modo geral, plataforma de atendimento psicológico online auxilia na gestão das emoções, no enfrentamento ao estresse social, além de combater a o surgimento de doenças psíquicas que estão se tornando frequentes com esse novo cenário.


Durante as sessões online o objetivo é oferecer apoio aos pacientes. Identificar os fatores de risco mental e o estresse gerado por conta do isolamento social e do medo em relação a doença. Os profissionais que fazem o atendimento na plataforma também irão orientar sobre a adoção de hábitos saudáveis para combate às alterações de humor e perturbações do sono e orientação sobre aspectos de higiene que visem minimizar os riscos de contaminação do vírus.


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2020 - Por Asonet Ocupacional