• Asonet Ocupacional

5 dicas para promover um comportamento seguro no trabalho

Atualizado: Out 8

Desde a infância somos orientados por nossos pais e parentes a tomar atitudes seguras na hora de brincar ou sair com os colegas. E este ensinamento precisa nos acompanhar durante toda vida. Seja em seu ambiente pessoal ou profissional, estamos suscetíveis a riscos como doenças, acidentes ou contaminações. Por isso, um comportamento seguro não é apenas uma formalidade e sim uma obrigação.

Em nossa rotina procuramos manter uma vida saudável através da alimentação correta e exercícios. É uma prática frequente estar sempre atento à saúde e buscar cada vez mais qualidade de vida. Em nossa vida profissional não deve ser diferente. Por mais que algumas profissões ofereçam maior risco do que outras, promover um comportamento seguro é necessário sempre.

Comportamento seguro no ambiente de trabalho

Mas, o que seria um comportamento seguro no ambiente de trabalho?  Nada mais é do que desempenhar suas atividades segundo os parâmetros de segurança estabelecidos pelo setor responsável. Alguns exemplos de atitudes são:

  1. Utilizar EPI da maneira correta;

  2. Posicionar-se de forma ergonomicamente adequada para executar suas atividades;

  3. Verificar condições de máquinas e equipamentos;

  4. Utilizar ferramentas de acordo com as instruções;

  5. Manter o ambiente de trabalho limpo e conservado;

Como promover um comportamento seguro? 

Chegamos ao ponto importante dessa matéria: como promover um comportamento seguro no ambiente de trabalho? Tanto gestores quando colaboradores podem contribuir para uma dinâmica mais segura. Então,veja algumas ações que podem ser implementadas para promover um ambiente mais seguro:

  1. Realizar treinamentos A melhor maneira de realizar aperfeiçoamentos na equipe é através de treinamentos. Dessa maneira, é possível orientar e garantir que os processos de segurança serão realizados corretamente.

  2. Analisar o trabalho executado De nada adianta executar treinamentos e palestras para promover um comportamento seguro se os resultados não forem analisados. É essencial que o gestor permaneça atento as atitudes de sua equipe. Os colaboradores também podem contribuir. É interessante observar os colegas e caso perceba algo inconforme, comunicar o gestor. Afinal, a melhor avaliação é aquela realizada por aqueles que estão inseridos diariamente nas atividades.

  3. Comunicação constante Para que os colaboradores fiquem conscientes sobre como funciona um comportamento seguro é necessário que recebam conteúdo. Ele pode ser fornecido através de palestras, informativos, eventos, etc. Interagir com os trabalhadores é essencial para que compreendam os motivos que levaram a empresa a realizar este trabalho de segurança.

  4. Reconheça um bom trabalho O melhor combustível para a motivação é o reconhecimento. Então, promova recompensas para aqueles que executarem um comportamento seguro. Seja através de prêmios, eventos e até mesmo elogios e feedbacks. Mostar aos trabalhadores que seu esforço está sendo reconhecido reforça o desejo de realizar um trabalho correto.

  5. Analisar cada indivíduo Além de analisar as atividades como um todo, é importante dar uma atenção especial para cada trabalhador. Isso porque, suas atitudes fora do ambiente de trabalho também são importantes. Por exemplo, um mau condicionamento físico, fumo e até mesmo satisfação com a empresa podem comprometer o desempenho durante a jornada de trabalho. Então, procure analisar e promova soluções.

Gostou dessa matéria? Então compartilhe nas redes sociais!

1 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2020 - Por Asonet Ocupacional