top of page

O que é a CIPA e qual a sua importância?

Atualizado: 8 de out. de 2020

CIPA

Um assunto muito pertinente a segurança do trabalho é a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Ela é um fator completamente importante para toda empresa. E para enfatizar isso, existe até uma norma regulamentadora voltada exclusivamente para ela: a NR05. Nesta norma constam todas as regras para a criação, objetivos da CIPA, obrigatoriedades e  funcionamento.


Segundo a legislação, a CIPA tem como objetivo “a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.


Os membros que compõe a CIPA são: Presidente, vice-presidente, titulares, suplentes e/ou secretário. O presidente ficará responsável pela coordenação das atribuições. Já o vice-presidente executará atribuições que lhe forem delegadas e substituir o presidente, quando necessário. Cabe ao secretário redigir as atas, preparar as correspondências e outras que lhe forem conferidas. Os outros membros, assim como os já citados, deverão contribuir com os objetivos da CIPA, assim como toda a empresa.


A escolha dos membros deverá ser realizada através de voto secreto com representantes do empregador e funcionários. O mandato dos escolhidos terá a duração de 1 ano com possibilidade de reeleição.


A quantidade de participantes dessa comissão será sempre designada de acordo com a atividade econômica exercida e com o número de empregados da empresa. A exigência é que a Comissão esteja presente em empresas com mais 20 funcionários, para determinadas atividades.

Algumas atribuições e importância

Como o foco da CIPA é manter a segurança, uma de suas atribuições é identificar quais são os riscos inerentes a atividade de trabalho da empresa. Essa identificação é documentada através de um Mapa de Risco


Outra atribuição é a elaboração de medidas para prevenção de acidentes e soluções para problemas enfrentados. Além disso, os membros deverão participar da implementação e controle das medidas realizando verificações frequentes nos ambientes de trabalho. O objetivo disso é verificar possíveis riscos aos trabalhadores e itens inconformes.


Talvez esta seja a atribuição mais conhecida da CIPA a organização das SIPATs ( Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Ela tem como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção aos acidentes em todas as atividades que exercem.


É importante ressaltar que todos os membros da CIPA devem realizar o treinamento da CIPA, em primeiro mandato deverá ser realizado no prazo máximo de 30 (trinta dias), contados a partir da data da posse.


Além de uma obrigatoriedade a CIPA é importante para manter a empresa sempre segura já que são os próprios trabalhadores que identificam os problemas. Como estão totalmente inseridos nos processos de trabalho, sabem exatamente onde estarão os problemas.

60 visualizações0 comentário
bottom of page