• Asonet Ocupacional

Sua empresa realiza um Gerenciamento de Riscos?

Atualizado: Out 8

O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. Este número é extremamente preocupante. Com estes dados em mãos é importante enfatizar a importância de medidas preventivas e principalmente, um gerenciamento de riscos correto. Além de uma obrigatoriedade, a segurança dos colaboradores é primordial.


O gerenciamento de riscos estabelece uma política de prevenção para a empresa. Para que seja efetivo, é necessário contemplar todas as ações necessárias para a prevenção de acidentes além de minimizar os impactos. Algumas ferramentas são utilizadas para garantir a efetividade do planejamento. Veja:

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é obrigatória em algumas empresas com determinada quantidade de funcionários. Caso queira saber mais, acesse nosso post. Através dela serão levantadas todas as ações necessárias para o gerenciamento de riscos através de avaliações,  treinamentos. Além disso, está dentre suas atribuições  colocar assuntos relacionados a segurança em pauta com os trabalhadores e comunica-los sobre as medidas preventivas abordadas na empresa.

Mapa de Risco

Aqui no blog temos uma matéria explicando um pouco mais sobre a importância do Mapa de Risco. Ele é uma das ferramentas mais importantes já que apresenta todo o panorama de riscos presentes na empresa, tornando assim o gerenciamento de riscos mais sólido. Em resumo, com ele é apresentada a planta da empresa e qual o tipo de risco existente em cada setor, além do seu grau.

DDS

O Diálogo Diário de Segurança é o responsável por ouvir aquilo que os trabalhadores tem a dizer, a sua percepção sobre a empresa. Caso deseje saber mais, veja esta matéria. Ouvi-los é essencial já que estão em contato com o ambiente diariamente e podem informar sobre questões e problemas diários.

PPRA

Assim como o Mapa de Riscos, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais faz parte do grupo de reconhecimento de riscos. Esta ferramenta tem como objetivo prever, reconhecer, analisar e controlar os agentes de riscos ambientais dentro do espaço de trabalho. Além disso, é uma obrigatoriedade do Ministério do Trabalho através da NR09.

EPI

E por ultimo, temos o famoso Equipamento de Proteção Individual. Sua obrigatoriedade também está descrita nas normas do Ministério do Trabalho. Ele acompanha o trabalhador durante sua jornada e trabalho então, precisa estar descrito em qualquer plano de gerenciamento de riscos.

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2020 - Por Asonet Ocupacional