top of page

Veja os 5 itens mais autuados na NR12

Atualizado: 8 de out. de 2020

nr12

A NR12 é a norma regulamentadora responsável pela segurança no manuseio de máquinas e equipamentos. Ela é uma das mais discutidas em reuniões e DDS já que envolve as mais diferentes ferramentas para diferentes profissões.

As máquinas estão presentes no dia a dia de diversos trabalhadores desde a época da Revolução Industrial.  A utilização delas contribuiu significativamente para o crescimento da indústria e também gerou novas funções de trabalho. Atualmente, sua presença é global e cada vez utilizando maior tecnologia.

Mas, junto com todo este progresso, vieram os perigos. Diversos equipamentos, se mal manuseados podem custar a vida do colaborador. Por isso, foi criada a NR12.Com ela, foram definidas referências técnicas, princípios e medidas de proteção para manusear estes equipamentos. Dessa maneira, evita-se qualquer incidente e garante ao trabalhador um local de trabalho seguro.

Para você ter noção o quanto seguir esta norma é essencial, em 2013, somente 11 tipos de máquinas e equipamentos provocaram mais de 55 mil acidentes, representando 10% dos acidentes de trabalho naquele ano. E os tipos de máquinas e equipamentos são inúmeros.

Itens mais autuados

Para que tudo permaneça em conformidade, é necessário estar atento a manutenção. Diversas empresas deixam passar alguns itens que, por menores que parecam, causam um dano irreversível. Recentemente, a Secretaria de Inspeção no Trabalho divulgou uma lista com os itens mais autuados, dentro da NR12. Confira e redobre seus cuidados!

  1. Deixar de instalar sistemas de segurança em zonas de perigo (NR12.38);

  2. Deixar de instalar proteções fixas ou móveis com dispositivos de intertravamento (NR12.47);

  3. Deixar de instalar dispositivos de parada de emergência (NR12.56);

  4. Manter comando de partida ou acionamento sem dispositivos que impeçam seu funcionamento automático ao serem energizados (NR12.25);

  5. Deixar de manter inventário de máquinas e equipamentos (NR12.153);

Existem outros itens que geram autuação do fiscal porém estes estão entre os principais. Por isso, mantenha todos os itens cumpridos e fique tranquilo.

87 visualizações0 comentário
bottom of page