top of page

Ambiente de trabalho barulhento afeta a saúde do coração

Atualizado: 8 de out. de 2020

ambiente de trabalho barulhento

Para que um trabalhador consiga executar suas tarefas adequadamente, o local de trabalho é essencial. Proporcionar o ambiente certo é obrigatoriedade de toda empresa. Além disso, determinadas atividades necessitam do uso de equipamentos para evitar agravos a saúde. Mas uma questão que ninguém pode negar é que um ambiente de trabalho barulhento afeta a atenção e produtividade no trabalho. E as consequências vão muito além disso. Pesquisas afirmam que ruídos altos no local de trabalho também estão associados à pressão e ao colesterol altos.

O estudo foi publicado no periódico American Journal of Industrial Medicine. Os cientistas estudaram dados do Inquérito Nacional de Saúde dos Estados Unidos de 2014 e descobriram que 25% das pessoas haviam sido expostas a níveis de barulho potencialmente prejudiciais no ambiente de trabalho. A questão mais surpreendente foi que muitos indivíduos com pressão ou colesterol altos também relataram exposição ao ruído. Assim, 14% dos 24% com hipertensão e 9% dos 28% com colesterol alto adquiriram essas condições em um ambiente de trabalho barulhento.

Mais dados

Na industria, os setores de mineração, construção e a manufatura foram os ambientes com maior prevalência de ruído ocupacional. Os índices foram 61%, 51% e 47% respectivamente.

Segundo John Howard, diretor do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, nos Estados Unidos, a redução dos níveis de ruído no local de trabalho é fundamental não apenas para a prevenção da perda de audição, mas também para evitar a hipertensão e o colesterol alto, fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Por isso, ele insiste o quanto são importantes os programas de saúde e bem-estar no trabalho. “Os programas de saúde e bem-estar no local de trabalho, que incluem exames para pressão alta e colesterol, também devem ser feitos com os trabalhadores expostos ao ruído”.

Caso os níveis de ruído possam ser reduzidos,mais de 5 milhões de casos de dificuldade auditiva entre trabalhadores expostos ao ruído poderiam ser potencialmente evitados. Este dado foi coletado pela líder do estudo, Elizabeth Masterson.

EnTão, comece a revisar os níveis de ruído presentes em sua empresa. Mesmo que seu ambiente de trabalho não seja entre máquinas e equipamentos. Cuidar da sua audição proporcionará mais benefícios ao corpo do que imaginava não é?

9 visualizações0 comentário
bottom of page