top of page

Capital humano: porque você deve investir em sst?

Atualizado: 8 de out. de 2020

O capital humano é, sem sombra de dúvida, o maior ativo de todas as organizações. É por meio das pessoas, de suas competências, conhecimentos e habilidades que a empresa consegue entregar valor para o mercado. Sendo assim, proteger esse ativo deve estar entre as prioridades para todo empreendedor, independentemente do porte ou segmento de atuação da empresa.

Felizmente, de uns anos para cá, a atenção dedicada ao tema vêm crescendo, fazendo com que as organizações que não estejam dentro das normas sejam penalizadas. O surgimento do sistema eSocial sem dúvida contribuiu muito para que a fiscalização encontrasse as empresas irregulares e fizesse com que essas se adequassem às normas SST. O resultado é um mercado de trabalho mais seguro e justo para todos.

Mas é claro que além das multas outros fatores tornam o investimento em saúde ocupacional algo muito positivo para a empresa. Fazendo com que toda organização ganhe incontáveis benefícios ao apostar em ambientes de trabalho seguros e saudáveis para seus funcionários.

Redução dos acidentes e doenças ocupacionais

As empresas que investem em saúde ocupacional presenciam uma redução significativa no número de acidentes e de afastamentos por doenças. A redução nesses dois índices aumenta a produtividade. Portanto, criar um planejamento para a área de saúde ocupacional e prevenção de acidentes torna-se um investimento direto no rendimento da empresa. A ação pode trazer maior receita para dentro da organização e reduzir o número de afastamentos de funcionários e o tempo que esses ficam longe de seus postos de trabalho. Em suma, por meio de ações para prevenção de acidentes e gerenciamento dos riscos a empresa consegue diminuir o absenteísmo e a necessidade de contratações temporárias.  Lembrando que o capital humano é o maior ativo de sua organização.

Diminuição dos custos

Existe um mito de que investir em saúde ocupacional é caro. Mas na realidade esse investimento ajuda a reduzir os custos gerais da gestão organizacional. Ainda que no início do projeto exista um investimento, no longo prazo esse custo irá diminuir em cadeia outros gastos da organização. Nesse sentido, contratar uma consultoria especializada irá trazer maior expertise para o processo de implementação das normas de saúde e segurança. Portanto, com mais agilidade nessa etapa a empresa ganha tempo e disponibilidade estratégica para lidar com outras demandas do negócio. Essa redução de custos poderá ser sentida de diversas formas. Menor gasto com planos de saúde, menor índice de afastamentos dos funcionários, maior produtividade da operação, etc.

Fortalecimento da imagem da empresa junto ao capital humano

Um efeito colateral muito bem-vindo é que ao investir em saúde ocupacional a empresa ganha destaque no mercado. A chamada responsabilidade social, quando realmente praticada, aumenta os níveis de confiança das pessoas diante da organização. Conferindo, portanto, maior credibilidade para o negócio. A imagem da empresa é fator decisivo para conquistar novos clientes e também para atrair os melhores talentos. O capital humano deve sempre ser valorizado. Mas, para conseguir atrair e reter os melhores talentos do mercado, a empresa precisa fornecer um ambiente seguro e saudável. Portanto, para conquistar esse posto de empresa confiável, a organização deve ter a preocupação real com o trabalhador. Zelando e proporcionando maior qualidade de vida.

Acompanhamento especializado

Você tem muito a ganhar ao contratar uma consultoria para implementar e acompanhar os processos de saúde da sua empresa. A consultoria externa pode ser um braço direto para o negócio ao promover programas de saúde, orientar os trabalhadores em relação aos cuidados com a saúde e segurança, além de contar, também, com a visão estratégica e a gestão dos documentos exigidos pelo eSocial.


A ASONET possui uma ferramenta que durante o processo de auditoria interna dentro das empresas, é capaz de prever os investimentos necessários na área da saúde ocupacional, evitando surpresas financeiras relacionadas à multas pelo não cumprimento das obrigações legais trabalhistas. A auditoria da Asonet é capaz de monetizar o investimento do cliente a ponto de prever seu retorno financeiro.


Com a nossa consultoria, você economiza em mais de 50% em multas e prevê seu retorno financeiro.


Ficou interessado? Fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento agora mesmo! 


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi


38 visualizações0 comentário
bottom of page