top of page

Cinco dicas de como organizar a festa de confraternização da sua empresa sem deslizar nas normas SST

Atualizado: 8 de out. de 2020

Natal, Ano Novo, metas batidas e novos desafios para o próximo ano. A combinação desses quatro fatores são motivos mais do que suficientes para as empresas celebrarem os resultados e o fim de ciclo. Mas, com os ânimos exaltados e de olho nas festividades fica muito mais fácil cometer deslizes em relação a saúde e segurança do trabalho. Mas, para evitar que isso aconteça em relação às normas SST e a empresa possa continuar segura durante as comemorações, separamos cinco dicas de como organizar a festa de confraternização do seu negócio.

Ambiente seguro

A escolha do local é o primeiro passo para a organização. Portanto, nesse momento é indispensável saber quantas pessoas estarão presentes. Com a quantidade de convidados em mãos, comece a procurar ambientes que ofereçam estrutura, conforto e segurança. Se a festa for realizada fora da empresa, verifique se o tamanho do espaço é adequado para a quantidade de pessoas. Independente da escolha, esse fornecedor precisa estar em dia com a brigada de incêndio, com as normas da Anvisa e com todos os outros parâmetros e órgãos regulamentadores. A infraestrutura deve levar em conta os sanitários, a cozinha, o acesso de pessoas com deficiência, o mobiliário e os utensílios.

Se você optar por fazer a festa em algum dos ambientes da empresa, preste muita atenção em todas as adaptações que precisaram ser feitas para que o evento ocorra sem imprevistos. Faça um levantamento de riscos e um check list com antecedência. Comece os preparativos meses antes e certifique-se que o ambiente estará preparado para toda e qualquer situação.

Alimentação

Uma festa nunca está completa sem um serviço de buffet. Portanto, escolher de maneira criteriosa aquilo que será servido é o segundo passo para organizar a festa de confraternização. Nesse quesito, o fornecedor contratado também deve passar por uma análise criteriosa para comprovar que ele atende aos requisitos das normas de saúde e segurança. Se possível, antes de contratar, peça para observar outros eventos realizados pela empresa. Provar o cardápio e observar o atendimento oferecido pode ser um fator decisivo para sua escolha.

Atrações e entretenimento

Proporcionar um momento agradável, de entretenimento e descontração para os colaboradores é o principal motivo para organizar a festa de confraternização. Por isso, invista em atrações e entretenimento durante a festa. Você pode contratar uma banda, um show de stand-up comedy, um show de mágica, planejar um sorteio de brindes, uma premiação de melhores de ano, o aluguel de um karaokê, cabines fotográficas, jogos eletrônicos. As opções são infinitas e a ideia aqui é que a festa seja algo agradável e divertido para as pessoas. A dica certa nesse sentido é levar em consideração a faixa etária das pessoas que estarão presentes, o perfil e os interesses.

Avalie a necessidade de oferecer bebidas alcoólicas durante o evento

Assim como o buffet é um item indispensável, as bebidas também são. Mas, nem toda festa precisa ter bebidas alcoólicas. Em muitos casos é possível organizar a festa de confraternização sem oferecer drinks, cervejas e coquetéis alcoólicos. Você pode substituir as caipirinhas de vodka e cachaça por coquetéis sem álcool. Sucos naturais, chás gelados, bebidas gaseificadas e refrigerantes são excelentes opções. Mas, se o álcool fizer parte da festa certifique-se que o volante não faça! Oriente todos os colaboradores que estiverem consumindo bebidas alcoólicas a pegar um táxi, uma carona e deixar para dirigir outro dia. Faça essa orientação de maneira clara e explícita dias antes do evento e cogite a possibilidade de oferecer transporte por conta da empresa no dia da festa. A segurança deve sempre vir em primeiro lugar.

Cuidado com o estresse e com a pressão que antecedem o recesso

Nas últimas semanas do ano é muito comum que os departamentos estejam correndo para dar conta do trabalho antes do recesso de fim de ano. Em alguns casos, muitas empresas ainda estão trabalhando para bater suas metas. É nesse clima de estresse e pressão por resultado que alguns funcionários chegam à festa de fim ano estafados, exaustos de tanto trabalhar e, às vezes, até com algum grau de depressão. A confraternização de fim de ano deve ser algo prazeroso para motivar a equipe e não para colocar os profissionais em um ritmo de trabalho exaustivo e perigoso para a saúde!

Aproveite para incentivar entre os funcionários o clima de colaboração e o trabalho em equipe!

Essa é uma dica bônus pra você que está organizando a confraternização da empresa. O momento de descontração é muito positivo para motivar a equipe e para construir um clima organizacional positivo. O estudo Relantionships @Work, feito pelo LinkedIn mostrou que 46% dos profissionais acreditam que ter amigos na empresa é importante para aumentar a felicidade geral em relação ao trabalho. Ou seja, a festa de fim ano é o momento ideal para encorajar as amizades, incentivar a colaboração e o trabalho em equipe. O evento pode tornar-se mais do que uma celebração e acabar tendo um impacto no bem-estar de todos.

Organizar a festa de confraternização dando atenção às normas SST

Ao planejar um evento são tantas decisões que precisam ser tomadas que, em alguns casos, acabamos deixando escapar alguns detalhes. Mas, os parâmetros de saúde e segurança não são dispensáveis. Eles são itens essenciais para garantir uma boa confraternização e não podem ser deixados de lado. Por isso, ter uma consultoria especializada em SST é a melhor maneira de estar em dia com os normas regulamentadoras, gerenciar fornecedores e garantir o bem-estar de todos os funcionários o ano todo. Quer saber mais sobre como a ASONET pode te ajudar? Entre em contato conosco.


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

38 visualizações0 comentário
bottom of page