top of page

CIPA: benefícios que vão além do cumprimento de normas legais


Mais do que cumprir uma obrigação legal, instituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) pode ser considerado um importante recurso para a gestão da empresa. Trata-se de uma ferramenta que garante alguns benefícios importantes, com impacto tanto na saúde dos colaboradores quanto na produtividade da força de trabalho e resultados da organização.


De acordo com a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), toda empresa com mais de 20 colaboradores deve instituir uma CIPA. A estrutura tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Também atua na conscientização dos colaboradores quanto aos riscos presentes em suas atividades.


Como funciona a CIPA

A CIPA é uma comissão formada por representantes dos empregadores e dos colaboradores, estes últimos, eleitos pelos colegas. Os membros da comissão têm mandato de um ano, podendo ser prorrogado por mais um período.


O número de integrantes da CIPA varia de acordo com a atividade exercida e o número de funcionários da empresa. Os eleitos devem passar por um treinamento específico antes de assumirem suas funções como “cipeiros”, como são chamadas as pessoas que compõem a comissão.


Sua função principal é garantir a segurança dos colaboradores. Mas a comissão garante outros benefícios à empresa. Confira alguns deles:


Redução dos riscos aos colaboradores

A CIPA promove um constante debate entre colaboradores e empregadores sobre os pontos de risco de acidentes e doenças inerentes ao ambiente de trabalho. É uma poderosa ferramenta para identificar as melhorias que podem aumentar a proteção dos trabalhadores.


Criação de uma cultura de segurança

Uma CIPA atuante ajuda a conscientizar os colaboradores quanto à necessidade de seguir as regras de segurança e prevenção de acidentes. Também obriga os empregadores a manterem-se sempre atentos à proteção de sua força de trabalho. Isso cria uma cultura de segurança na empresa.


Redução de despesas

Acidentes e doenças do trabalho geram custos consideráveis à empresa. Afastamentos, licenças e a necessidade de substituição dos colaboradores terminam pesando nas contas da organização, além de prejudicar a produtividade. A CIPA ajuda a manter a empresa mais segura e a reduzir estas despesas.


Melhoria no clima organizacional

Quando os colaboradores reconhecem os esforços da empresa para melhorar as condições de segurança no ambiente de trabalho, sentem-se mais valorizados e acolhidos. Isso traz melhorias aos índices de engajamento, ao clima organizacional e, por consequência, à produtividade da empresa.


Fortalecimento da imagem da empresa

Além da melhoria do clima interno, o bom funcionamento da CIPA demonstra a preocupação da empresa com o bem-estar de seus colaboradores. E isto costuma contribuir para a reputação da empresa e à boa imagem junto aos seus parceiros e clientes.


A Asonet Ocupacional pode oferecer todo o suporte e treinamento para que a sua empresa aproveite ao máximo os benefícios da CIPA. Entre em contato com nossos consultores e confira qual o melhor plano para sua organização.

84 visualizações0 comentário
bottom of page