top of page

Como amenizar os efeitos do calor no ambiente de trabalho


Chegou o verão, a estação do sol e do calor. Para quem precisa manter a rotina de trabalho, mesmo sob fortes temperaturas, esse período pode representar desconforto e até alguns riscos à saúde.


Já a empresa pode sofrer com a queda de produtividade dos seus colaboradores, algo nem tão raro nesta época do ano. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que o excesso de sol e calor não prejudique o desempenho e a segurança dos trabalhadores.


Neste post, separamos algumas dicas para manter o bem-estar dos colaboradores mesmo nos dias mais quentes do verão. Confira!


1. Estimule a hidratação

Manter o corpo sempre hidratado é muito importante para enfrentar o calor. Principalmente para quem precisa trabalhar o dia inteiro em atividades externas. Muitas vezes, o uso de EPIs ou de uniformes deixa o corpo mais abafado, tornando o consumo de líquidos ainda mais importante.


O ideal é ingerir, pelo menos, 2 litros de água durante o dia. A empresa pode incentivar este consumo distribuindo garrafas ou squeezes aos colaboradores e instalando bebedouros nos locais de trabalho.


2. Conscientize quanto a proteção contra o calor

Outra dica fundamental para quem trabalha ao ar livre é sempre se proteger do sol. Para isso, use protetor solar, óculos de sombra e chapéu, quando possível. Estes equipamentos podem ser distribuído aos colaboradores como EPIs.


Estimule os colaboradores a utilizarem a proteção mesmo quando a exposição não for prolongada. Bastam alguns minutos desprotegidos para que a exposição à luz ultravioleta A (UVA) ou B (UVB) comece a causar danos à pele.


3. Altere os horários de trabalho

Os gestores devem, sempre que possível, ser flexíveis nos horários de trabalho ao ar livre, fugindo dos horários mais quentes. Organize as escalas de forma a manter o período de exposição dos colaboradores ao sol no início da manhã ou final da tarde, quando a temperatura é mais amena.


Além de garantir maior conforto e bem-estar para sua equipe, nestes horários o calor terá menos influência na produtividade, e a equipe renderá mais.


4. Previna o aquecimento do escritório

Alguns cuidados podem ajudar a deixar o escritório mais fresco, mesmo durante os dias de calor mais intenso. Um deles é optar por móveis e paredes de cores claras. Também é importante instalar ventiladores e aparelhos de ar condicionado para garantir o bem-estar dos colaboradores.


Avalie os aparelhos que ficam sempre ligados, pois, muitos deles ajudam a esquentar o ambiente. Lâmpadas, computadores e impressoras sem uso podem ser desligados para garantir maior conforto térmico.


Seguindo estas dicas, com certeza seus funcionários produzirão melhor nos dias quentes do verão, sofrendo menos com os efeitos do calor. Lembre-se que não se trata apenas de garantir a produtividade. Afinal, é missão do empregador zelar pela saúde e bem-estar dos seus colaboradores.


Gostou das nossas orientações? Então, acompanhe nossas redes sociais para, receber sempre em primeira mão, nossas dicas. Estamos presentes no Facebook, LinkedIn e no Instagram.

521 visualizações0 comentário
bottom of page