top of page

Como manter sua equipe engajada e produtiva nesse momento de esgotamento emocional?

Atualizado: 7 de out. de 2020

Enfrentar a sobrecarga emocional causada pela atual pandemia de COVID-19 pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. Da mesma forma, é ainda mais difícil equilibrar as emoções dentro do contexto de crise sem precedentes como o que estamos vivendo. Para as lideranças dentro das empresas manter a equipe engajada e produtiva pode ser um grande obstáculo. Afinal o estresse derruba o ânimo e o rendimento profissional. No mundo do trabalho, espera-se das figuras de liderança a proposição de respostas assertivas e claras, capazes de orientar a equipe.


Você já ouviu falar sobre a síndrome de burnout? Nem todo mundo conhece esse distúrbio que causa esgotamento mental. Mas, infelizmente ele não é raro entre os profissionais. O Burnout é um distúrbio de saúde que ocorre pelo esgotamento físico, emocional e psíquico. A palavra no idioma inglês pode ser traduzida como “queimar por completo”. O termo busca exemplificar o que acontece no corpo e na mente dos profissionais quando estes, graças ao estado de tensão e estresse crônico desenvolvidos em consequência a um ambiente de trabalho nocivo, chegam ao limite do cansaço e desgaste.


Uma pesquisa realizada pela Associação Internacional do Controle do Estresse (International Stress Management Association) mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse no trabalho. De acordo com os dados do estudo, de cada 10 pessoas ativas, ao menos três sofrem com a chamada síndrome de Burnout.


Um artigo publicado por pesquisadores brasileiros na Revista Brasileira de Psiquiatria afirma que o medo crônico torna-se nocivo e pode ser o gatilho para o desenvolvimento de doenças psicológicas. De acordo com o documento durante pandemias o número de pessoas que desenvolvem distúrbios emocionais tende a ser maior do que o número de pacientes infectados.


Como trabalhar o engajamento das equipes?

Diante da pandemia da COVID-19, motivar os colaboradores se tornou um desafio ainda maior dentro das organizações. Isso porque as pessoas estão com medo, enfrentando problemas e desafios inimagináveis. Além de estarem consumindo um grande fluxo de informações negativas. Tudo isso impacta diretamente a produtividade e engajamento com o trabalho. Manter uma equipe engajada e produtiva é uma estratégia fundamental para conquistar e reter os melhores talentos na sua empresa. O profissional comprometido é aquele que se sente realizado no exercício de suas atividades.


O engajamento pode ser construído de diversas formas. Mas, possivelmente a mais efetiva é aquela na qual existe uma relação de identificação e propósito entre colaborador com os valores e objetivos de um negócio. Quando isso acontece, o funcionário cria uma ligação afetiva com a empresa, o que o leva a empregar um alto índice de energia na realização de suas tarefas. O entusiasmo, comprometimento e a resiliência, acabam proporcionando resultados expressivos para a empresa.


Pilares de um ambiente produtivo

A comunicação talvez seja um dos principais pilares dessa união entre empresa e colaborador. Uma comunicação ruim, com falta de entendimento entre as partes pode gerar afastamento do propósito organizacional.


Os colaboradores tendem a trabalhar melhor quando eles sabem que as atividades que estão realizando é importante para a vida de outras pessoas e que a empresa depende de seu bom desempenho. Por isso, tente explicar constantemente como a função deles importa nos grandes projetos e sobre como cada funcionário exerce papel indispensável para as entregas organizacionais. Para isso, você terá que criar um eficiente canal de comunicação e tomar muito cuidado para não deixar membros do seu time ociosos. Isso pode gerar muita desmotivação e fazer com que eles não se sintam parte da equipe.


Ter um ambiente seguro, limpo e saudável em todos os sentidos também é indispensável para gerar uma equipe engajada e produtiva. A saúde emocional e a segurança física são. Portanto, o primeiro passo para construir esse ambiente produtivo.


Ter o auxílio de um consultoria de saúde do trabalho pode te ajudar na construção de uma cultura organizacional positiva. Além de estar sempre atenta aos fatores técnicos que envolvem a medicina do trabalho e de suprir todas as demandas da área de saúde do trabalho a ASONET também está constantemente inovando para prover soluções eficazes para a saúde e segurança do trabalhador.


Plataforma Olá, Doutor!

Recentemente a empresa lançou a plataforma de atendimento médico Olá, Doutor uma ferramenta de atendimento médico online que visa apoiar e orientar os trabalhadores em questões relacionadas à saúde. Esse serviço é contratado pela empresas e oferecido aos colaboradores como um benefício gratuito. O intuito é prestar apoio médico em momentos difíceis que possam estar afetando o desempenho do profissional no ambiente de trabalho.


Valorizar a saúde dos colaboradores é uma excelente maneira de demonstrar a importância dos funcionários para a organização e também uma forma eficiente de manter uma equipe engajada e produtiva. Quando o funcionário se sente reconhecido ele trabalha mais e melhor. Logo, investir em saúde e segurança é uma maneira de fazer sua empresa produzir mais e melhor.


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

6 visualizações0 comentário
bottom of page