top of page

Como o RH pode ajudar no desenvolvimento pessoal dos colaboradores

Atualizado: 8 de out. de 2020

desenvolvimento pessoal

Normalmente em uma empresa os responsáveis pelo desenvolvimento pessoal dos colaboradores são os gestores. Porém, o setor de RH também é um excelente aliado nessa tarefa. Algumas ações de desenvolvimento não estão ao controle dos gestores. E nesse momento o RH pode atuar. Então, veja algumas dicaspara que o RH possa auxiliar no desenvolvimento pessoal da equipe:


1. Treinamentos externos

Por ser uma área estratégica, o RH pode atuar em um networking com várias entidades educacionais como escolas e universidades. Através disso, é possível trabalhar diversas competências dos colaboradores.


2. Incentivar o aprendizado através da cultura organizacional

A busca por conhecimentos deve ser constante para qualquer colaborador. Por isso, é importante que toda entidade tenha um programa de incentivo para que seus colaboradores continuem investindo em seu desenvolvimento pessoal. A partir de um determinado momento, diversos colaboradores não veem mais sentindo em continuar estudando ou se especializando. Então, o RH tem um papel fundamental para disseminar este tipo de incentivo.

3. Colete feedback constante

Como o RH está situado em um setor neutro da empresa, possui informações cruciais para um bom desempenho dos colaboradores. O departamento consegue identificar até mesmo o quão positivo um gestor pode ser para a equipe. Por isso, promover ações em acda setor torna-se mais simples. A coleta de feedback pode ser de forma simples através de questionários de clima online, por exemplo.


4. Conversas pessoais 

Alguns colaboradores podem se sentir desconfortáveis em conversar com seus gestores. Mesmo que o motivo seja para pedir dicas ou sugerir idéias. Neste momeno, o setor de RH precisa se mostrar aberto a conversa, disposto a ouvir sem julgamentos ou punições. Com isso, o colaborador é estimulado a criar mais, a avançar mais no próprio desenvolvimento, já que ele tem um espaço em que pode contar com ajuda e reconhecimento.

5. Benefícios extra

Um outro ponto positivo que o RH adquire através do networking é o fornecimento de benefícios extras. Um exemplo disso é academia, nutricionista, cursos, etc. Saiba que ao disponibilizar este tido de benefício, o RH está incentivando o colaborador em seu desenvolvimento pessoal.

O setor de RH é uma zona neutra da empresa, não pertencendo a um gestor. Essa posição favorecida permite que ele possa atuar de maneira mais livre, visando o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

4 visualizações0 comentário
bottom of page