top of page

Confira 4 indicadores de SST para sua empresa acompanhar em 2023





O monitoramento das ocorrências que envolvem a saúde e segurança dos colaboradores é essencial. A partir deste acompanhamento é possível identificar fatores de risco e aprimorar as estratégias para reduzir acidentes e garantir o bem-estar da equipe.


É importante identificar quais os indicadores de SST mais importantes, de acordo com o perfil do seu negócio. Neste texto, separamos quatro deles, relevantes para todas as empresas acompanharem como anda a saúde e segurança dos seus colaboradores.


1. Número de acidentes

Este é um indicador utilizado por praticamente todas as empresas na gestão de SST. Afinal, manter sob controle este tipo de ocorrência é uma meta básica da estratégia de saúde e segurança. Ele permite visualizar onde estão os problemas e qual a intensidade.


A frequência desta análise pode variar de acordo com a estratégia de cada empresa.

As variações no indicador apontam a necessidade de atuação dos gestores de SST para identificar e neutralizar a causa das ocorrências.


2. Taxa de gravidade dos acidentes

É utilizado para medir o tempo perdido quando os funcionários são afastados por conta de acidentes de trabalho. Trata-se de um indicador que ajuda a mensurar a queda de produtividade ocasionada por este tipo de ocorrência.


Existe uma fórmula específica para se medir a taxa de gravidade dos acidentes: TG = (TC x 1.000.000)/HR, onde TC é o tempo computado (menos os dias perdidos) e HR são horas de exposição (total de horas trabalhadas por todos os colaboradores).


3. Número de doenças ocupacionais

São resultantes da atividade executada pelo colaborador ou pelas condições do ambiente de trabalho. O indicador de doenças ocupacionais permite elaborar estratégias de prevenção.


Entre as doenças ocupacionais mais comuns no ambiente de trabalho estão desde as lesões por esforço repetitivo (LER) até doenças mentais como depressão e síndrome de burnout.


4. Número de treinamentos realizados

A conscientização e o envolvimento ativo dos colaboradores é indispensável para a criação de um ambiente seguro. Preparar a força de trabalho para cuidar da própria segurança é obrigação do empregador.


O indicador de número de treinamentos de segurança realizados ajuda a organizar esse esforço. É preciso que cada colaborador seja qualificado para adotar todos os procedimentos de prevenção e proteção tanto individual quanto coletiva. Isso também é essencial para criar uma cultura de segurança no local de trabalho


Com mais de 20 anos de experiência na gestão de saúde e segurança do trabalho, a Asonet Ocupacional pode auxiliar sua empresa na elaboração e execução de suas estratégias de SST.


Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo.


73 visualizações0 comentário
bottom of page