top of page

Confira alguns dos principais documentos de SST

Atualizado: 29 de nov. de 2022



Um dos pontos de atenção da área de saúde e segurança do trabalho de qualquer empresa é a gestão dos documentos. Trata-se de uma tarefa essencial para manter a regularidade das obrigações do setor.


Dentre as muitas exigências da legislação no que se refere a SST, alguns documentos são especialmente importantes. Confira, a seguir, alguns deles.


Laudo de Insalubridade

A função do Laudo de Insalubridade é atestar as condições do ambiente ocupacional as quais os colaboradores estão expostos. Ela deve apontar quando o trabalhador está sujeito a agentes prejudiciais à saúde, como produtos químicos, por exemplo.


O laudo é importante para aferir o direito aos colaboradores ao pagamento do adicional de insalubridade. Sua emissão é responsabilidade do médico ou do engenheiro do trabalho.


Laudo de Periculosidade

Quando a atividade laboral oferece riscos ao trabalhador, estes devem estar evidenciados por meio do laudo de periculosidade. Ele também deve ser emitido por um médico ou engenheiro do trabalho, e garante um adicional ao trabalhador afetado.


A relação das atividades consideradas periculosas consta na NR-16 e inclui operações com explosivos, com materiais inflamáveis e exposição a radiação, entre outros.


LTCAT

O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho é um dos mais importantes documentos de SST. Ele serve para a identificação de atividades especiais nas quais o colaborador pode ser exposto a riscos de segurança.


Com função primordialmente previdenciária, o LTCAT é importante para determinar a necessidade ou não de aposentadoria especial. Isso se dá por meio da avaliação da exposição do colaborador a agentes físicos, químicos ou biológicos que possam comprometer sua saúde.


Quer ficar por dentro de tudo o que envolve saúde e segurança no trabalho e garantir o bem-estar dos colaboradores da sua empresa? Então, acompanhe as redes sociais da Asonet Ocupacional. Estamos presentes no LinkedIn, Facebook e no Instagram.


10 visualizações0 comentário
bottom of page