top of page

Equipe desmotivada? Veja como elaborar um plano de ação

Atualizado: 8 de out. de 2020

plano de ação

Você sabia que nenhum profissional está blindado a desmotivação e perda de produtividade? Até mesmo aqueles com grande talento e eficiência sofrem com a ausência de motivação. Então, como garantir uma equipe eficiente?  A resposta para essa pergunta está na elaboração de um plano de ação. Mas, como começar?

A motivação é gerada de diferentes maneiras para cada funcionário. Para alguns, está no salário e benefícios enquanto outros, está me um plano de carreira. E saiba que ela está totalmente ligada com a produtividade e desempenho. Mesmo que a empresa tenha contratado os melhores profissionais, o fato é que, se eles estiverem desmotivados, toda a produtividade será comprometida.

Infelizmente a desmotivação é contagiosa. Além de adotar uma postura descomprometida, causa conflitos pessoais e deixa de cumprir com as metas propostas. Por meio de questionamentos e reclamações, ele lança dúvidas sobre o quanto vale se empenhar para atingir os objetivos comuns. Em boa parte das vezes, consegue seguidores.

Iniciando um plano de ação

Antes de elaborar os passos, é necessário saber quais profissionais deseja motivar. Claro, que o ideal é que a equipe inteira esteja motivada porém, o foco será sempre naqueles com maior potencial em  produzir, liderar, ousar, promover mudanças e levar a empresa a um novo patamar de excelência. Isso porqe, estes profissionais engajarão o restante da equipe.

Com este objetivo em mente, você pode, de fato, iniciar a elaboração do seu plano de ação.

Passos para elaborar o plano de ação

1. Ouça seus colaboradores

De nada adianta elaborar algo onde os principais envolvidos não possuem ciencia. Seria bem mais simples elaborar um plano sozinho porém, en grupo, as chances de adesão serão maiores. Dê a eles oportunidade para expressarem suas necessidades, e indicarem condições que poderiam favorecer a produtividade, e ouça suas ideias sobre que medidas tornariam os processos da empresa mais ágeis e eficazes.

2. Defina objetivos ao plano

Dificilmente as pessoas se comprometerão com projetos onde não compreendam o objetivo e onde ele as levará. Dessa maneira, sentem-se “jogados para todos os lados”. Definir uma meta clara ajuda as pessoas a direcionarem seus esforços, produzindo motivação.

3. Estabeleça metas para alcançar os objetivos

Tão importante quanto manter um objetivo é estabelecer as estratégias. Elas ajudam a estabelecer quais atividades serão executadas e a sequência lógica para garantir que os melhores resultados sejam obtidos em um menor tempo e com menos esforço. Neste passo também é necessário estabelecer a função de cada integrante da equipe. Ou seja, cada um saberá quais as atividades que vai desempenhar e os recursos necessários para a realização das ações.

4. Proporcione feedback

Por mais que o projeto tenha uma data final, é necessário que durante a execução ocorra comunicação com a equipe. Dessa maneira, será possível tornar mais próximo objetivos distantes.

A avaliação não deverá ocorrer apenas no final do projeto. Para isso, defina metas intermediárias. Além de mostrar a equipe que suas ações estão gerando resultados é possível ajustar a rota caso ocorram problemas.

5. Dê o exemplo

Para engajar seu time é necessário dar o exemplo. Seja comprometido e pontual. Cumpra o que prometer. Tenha bom humor e impulsione o crescimento por meio do reconhecimento das contribuições de cada indivíduo.

6. Recompense os resultados 

Um fato é que nenhuma equipe se empenhará em alcançar resultados se os mesmos gerarem apenas mais demanda. Melhores condições de trabalho, oportunidades de novos cargos e crescimento na empresa são excelentes recompensas. Mostre desde o inicio que bons resultados levam lucros a empresa mas que parte disso será revertido em benefícios para o grupo. Seja por meio da contratação de novos funcionários, para dividir as responsabilidades, ou benefícios para os participantes.

7. Comemore o sucesso

Ao atingir os objetivos, muitas empresas tratam seus colaboradores como se não tivessem feito nada mais do que sua obrigação. Essa atitude gera desmotivação. Por mais que um funcionário saiba que ele recebe o salário para produzir, o reconhecimento por parte da organização faz com que as pessoas se sintam valorizadas.

Portanto, seja através de um jantar especial, um coffee break ou mesmo um happy hour com a equipe, o sucesso precisa ser celebrado. Essa sensação de fazer parte de um time vitorioso motivará a equipe a continuar se empenhando em obter bons resultados.

Então, a partir de agora comece a elaborar o seu plano de ação e conquiste a motivação da equipe e novos números positivos à empresa.

1.151 visualizações0 comentário
bottom of page