top of page

Evite os erros mais comuns dos investidores em franquias




Adquirir uma franquia é uma alternativa segura de se obter bons resultados como empreendedor. O investimento em marcas consolidadas e o suporte do franqueador costumam elevar a taxa de sucesso neste tipo de investimento.


Porém, alguns erros cometidos pelos investidores podem dificultar a trilha para o sucesso. A maior parte destes equívocos está ligado justamente à crença de que a franquia é auto suficiente, e que o negócio evolui independentemente da atuação do investidor.


Confira a seguir alguns dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores ao investir em franquias.


Acreditar que a franquia funciona por conta

Muitos investidores acreditam que, por investirem em um negócio já consolidado, os resultados virão por conta própria, sem a necessidade de um envolvimento mais próximo e intenso.


O suporte na gestão do negócio é, sem dúvida, um grande diferencial do modelo de franquias. Porém, o sucesso está diretamente vinculado à atuação do franqueado.


Não avaliar corretamente a COF

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o documento onde estão registrados todos os detalhes sobre o negócio. Das questões estruturais aos detalhes operacionais, tudo deve ser executado conforme a COF.


Um erro comum dos investidores é não conhecer a operação da marca e acreditar que poderá conduzir sua unidade de acordo com suas próprias estratégias.


Falta de planejamento

Quando opta por uma franquia, o investidor tem total conhecimento do investimento necessário para adquirir o negócio, assim como todas as taxas previstas.


Porém, é comum que não seja considerado o tempo necessário para que o negócio amadureça. Isso pode levar alguns meses, tempo que precisa ser considerado no planejamento financeiro do investidor.


Não ter afinidade com o ramo de atuação

Este, talvez não seja exatamente um erro. Mas pode dificultar consideravelmente o andamento do negócio. Muitos empreendedores investem em ramos que conhecem pouco, muitas vezes por se tratar de um negócio em alta no mercado.


Como dissemos no primeiro item, o sucesso das franquias depende muito do envolvimento do investidor. Em alguns casos, é preciso uma verdadeira imersão diária no negócio. E a falta de afinidade pode se tornar um complicador importante para o franqueado.



Você, que está pensando em investir em uma franquia, está alerta para evitar estes erros? Lembre-se que evitá-los pode ser o diferencial para o sucesso do seu negócio.


Tenha em mente, também, que a escolha da marca na qual vai investir é fundamental. As franquias Asonet Ocupacional oferecem diferentes modelos de negócios, para diferentes perfis de investidores, desde a microfranquia, até o investimento premium.


Em todas elas, o investidor conta com amplo suporte para conduzir todas as etapas do negócio.

Quer conhecer as opções de franquia da Asonet Ocupacional? Então, entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre as Franquias Asonet Ocupacional.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page