top of page

Já pensou em realizar uma SIPAT virtual em sua empresa?

Atualizado: 1 de jul. de 2021


A realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes, a SIPAT, é uma das ações relacionadas à segurança de maior visibilidade para os colaboradores. É uma ferramenta para, entre outras funções, divulgar as normas e processos de segurança do trabalho, e retomar orientações que possam ser esquecidas na rotina das equipes de trabalho.


Com o isolamento e as medidas de proteção adotadas com a pandemia da covid-19, eventos que envolvem interação entre as pessoas ficaram restritos. Porém, como segurança é um assunto que não pode ser postergado, que tal realizar uma SIPAT online em sua empresa?


A SIPAT é uma ação prevista na Norma Regulamentadora 5, como atividade anual obrigatória a ser executada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).


Alguns aspectos diferem em relação à SIPAT realizada presencialmente. A forma de contato com os colaboradores, por exemplo, será limitada. Mas as ferramentas digitais disponíveis podem oferecer outras possibilidades.


Defina o tema da SIPAT virtual

Assim como na versão presencial, o primeiro passo para organizar uma SIPAT virtual é estabelecer o tema do evento. Para isso, analise as demandas dos seus colaboradores no que se refere à saúde e segurança.

Uma pesquisa interna pode ajudar a definir os assuntos mais interessantes ou dúvidas mais comuns. Os temas da SIPAT podem também ter aderência aos valores da empresa alinhando às ações com a sua missão.


Escolha as ferramentas para a apresentação

A pandemia popularizou uma variedade de ferramentas para a realização de encontros e reuniões virtuais. É em um destes ambientes que você deverá realizar a sua SIPAT virtual. Provavelmente sua empresa já utiliza algumas delas.


Estude estas ferramentas para entender as possibilidades que elas permitem, como número de participantes, formas de interação e instrumentos para mensurar a participação. Assim, você pode planejar ações mais eficientes.


Use a criatividade para promover a interação

Garantir que os colaboradores irão se engajar com as atividades da SIPAT mesmo a distância é um dos desafios desta ação. Aqui, é preciso usar a criatividade para atrair a atenção dos participantes.

Trabalhar com recompensas, como prêmios ou bonificações é uma forma de reter o seu público. Uma estratégia que funciona bastante é a gameficação, técnica que usa a lógica de jogos para testar, de forma lúdica, a aderência dos participantes à apresentação.


Não esqueça a mensuração dos resultados

As ferramentas que permitem a realização da SIPAT virtual também ajudam na mensuração dos resultados. As funcionalidades que possibilitam o feedback dos participantes devem ser utilizadas para medir a adesão dos colaboradores e a sua compreensão quanto aos temas abordados.


Estas métricas servirão de subsídios para as demais ações da equipe de segurança do trabalho.

A SIPAT virtual é apenas uma das alternativas para manter as políticas de segurança do trabalho em dia em sua empresa, mesmo com as restrições impostas com a pandemia. A Asonet Ocupacional pode ajudá-lo a cuidar da saúde dos seus colaboradores. Entre em contato e conheça nossas soluções.

51 visualizações0 comentário
bottom of page