top of page

Plano de negócios: maior segurança na implantação da sua franquia

A franquia é um dos mais seguros modelos de negócios para o investidor. É uma forma de empreender em uma área consolidada, com riscos e oportunidades já mapeados e em pleno funcionamento.


Mas para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos, o investidor também precisa ter muita atenção com a gestão da sua unidade. Isso pode ser feito por meio de um plano de negócios para franquias, ferramenta que funciona como uma espécie de roteiro para conduzir a implantação do negócio. Um plano de negócios bem elaborado ajuda a mapear recursos e estratégias necessários para o sucesso do negócio.


Confira neste post o que é um plano de negócios para franquias e saiba quais as principais etapas do seu planejamento.


O que é o plano de negócios?

O plano de negócios para franquia funciona com um guia, que reúne informações sobre o mercado em que se deseja atuar, sobre o produto ou serviço a ser oferecido e sobre a estratégia a ser adotada pelo empreendimento. Por meio desta ferramenta, deverão ser identificados os pontos fortes e as ameaças ao negócio, público-alvo, situação do mercado entre outros dados. Principais etapas de um plano de negócios para sua franquia:


Análise de mercado - Provavelmente a parte mais importante do plano de negócios, a análise de mercado é onde será identificada a demanda para o seu produto ou serviço. Com ela, você terá uma visão clara de qual o perfil do seu público, suas necessidades e seus desejos.


Na análise de mercado também serão identificados os seus concorrentes e os possíveis fornecedores dos insumos e das matérias-primas necessárias para o melhor funcionamento do empreendimento.


Estratégias de marketing - Nesta etapa do seu plano de negócios é preciso projetar como e com quais ferramentas você oferecerá o seu produto ao seu público. Suas estratégias de divulgação devem ser direcionadas aos canais de maior acesso dos seus clientes.


Em geral, os contratos de franquia já preveem em seu plano de marketing a divulgação das unidades. Mas é importante avaliar, junto com o franqueador, a adequação destas estratégias ao seu mercado específico (questões locais ou regionais, por exemplo).


Planejamento financeiro - Ao negociar a compra de uma franquia é possível saber o montante do investimento necessário, bem como a projeção de retorno deste investimento. Quanto mais detalhado for este item, mais segurança o empreendedor terá para iniciar a sua operação.


Mas lembre-se que o planejamento é apenas uma projeção. Pode ser que os resultados demorem um pouco mais para acontecer, e isso deve estar previsto no seu planejamento. Incluir uma reserva de segurança para estas situações é sempre recomendável.


Por fim, cabe destacar que a escolha do segmento e da marca franqueadora são fundamentais para o sucesso de um investimento em franquia. Além de atuar em um segmento em alta no mercado, a Asonet Ocupacional oferece amplo suporte aos seus parceiros, facilitando tanto a implementação quanto a operação da unidade.


Oferecemos três diferentes opções de modelos de negócio, cada uma delas adequada a um perfil de empreendedor. Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais sobre as vantagens de se investir em uma franquia da Asonet Ocupacional.


















65 visualizações0 comentário
bottom of page