• Juliana Colognesi

Prevenção de acidentes: como fazer uma boa gestão de risco na sua empresa?



Anualmente o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho. Boa parte destes imprevistos poderiam ser evitados por uma boa política de prevenção de acidentes. Embora seja impossível impedir todos os eventos, é possível reduzir os perigos e as ameaças à segurança e integridade física dos empregados.


Nesse sentido, a prevenção de acidentes e o investimento em segurança do trabalho são importantes, tanto para as empresas reduzirem o passivo trabalhista, quanto para os profissionais. Pensando em orientar todas as organizações listamos neste artigo algumas informações que podem ajudar as empresas na prevenção de acidentes.



Manual de segurança

O manual de segurança é um item indispensável na prevenção de acidentes. Isso por que ele contém um conjunto de medidas cujo intuito é reduzir, e até mesmo impedir, a ocorrência de acidentes e incidentes. Essa publicação deve conter informações sobre: Análise de Gestão de Risco, Medidas preventivas; Agentes nocivos, Procedimentos de segurança, Medidas reativas para agir rapidamente em casos de acidentes.


É importante entender que a composição básica dessas ações envolve três elementos indispensáveis: os trabalhadores, o ambiente e as máquinas. Esses são os objetos centrais das práticas preventivas. Para que tais atividades sejam efetivas e gerem resultados positivos, é necessário que uma consciência coletiva seja estimulada e incentivada com disciplina por todos os colaboradores da corporação.


Invista em treinamento, EPC e EPIs



As normas regulamentadoras apontam que as empresa têm a obrigação de comunicar, de modo claro, aos trabalhadores sobre os riscos do ambiente de trabalho. Além disso, também é responsabilidade da organização disponibilizar os meios e equipamentos para prevenção de acidentes. É obrigatório fornecer aos colaboradores os equipamentos de segurança necessários para o exercício de suas funções. Entre eles o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), que visa proteger a área e os equipamentos do local de trabalho. Cada ambiente de trabalho tem necessidades distintas, mas, alguns exemplos de EPCs são: Redes de proteção; Extintores de incêndio; Hidrantes; Kit de primeiros socorros; Sinalização do ambiente e etc.


Do mesmo modo, também é fundamental fornecer os EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Esses destinados a guardar a integridade física do trabalhador. Alguns destes equipamentos são: Capacete; Botas, Protetor auricular; Cinto de segurança; Máscaras, Luvas e etc.


E, nada disso terá eficácia se os colaboradores não entenderem a importância de um ambiente de trabalho seguro, portanto, é fundamental possuir um programa de treinamento e prevenção de acidentes como parte da política da instituição. Dessa forma, os colaboradores tomam ciência do que devem fazer para resguardar-se, e também, de como usar corretamente os equipamentos de segurança.


Contrate uma consultoria especializada na prevenção de acidentes



A fim de ter sucesso na elaboração de um programa de treinamento eficiente, algumas organizações contam com os serviços de empresas especializadas nessa área. Mas uma consultoria de saúde e segurança vai muito além do que realizar treinamentos internos. Ter o apoio de uma empresa especializada para fazer a gestão de saúde da sua organização pode ser algo muito positivo para o negócio. Um dos instrumentos de prevenção mais usado pela Asonet é a Análise de Riscos. A consultoria utiliza de toda sua expertise e mais de 25 anos de experiência no mercado para realizar estudos dos fatores de riscos iminentes, com o intuito de identificá-los, avaliá-los e posteriormente gerar um relatório com as ações necessárias.


Investir em saúde ocupacional ajuda a reduzir acidentes, melhora as condições de trabalho, aumenta a produtividade e eficiência dos colaboradores e cresce a sua credibilidade perante o mundo corporativo. Além disso, protege seu bem mais precioso: os seus trabalhadores.


Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2020 - Por Asonet Ocupacional