top of page

Quais as 3 doenças que mais provocam afastamento do trabalho?

Atualizado: 8 de out. de 2020

afastamento do trabalho

Ninguém estará 100% livre de doenças. Fatos simples como a mudança de temperatura já são suficientes para deixar qualquer pessoa doente. Mas, além destes males passageiros existem aqueles ocasionados pelo ambiente de trabalho e que normalmente gera um afastamento do colaborador. Já elaboramos uma matéria contanto quais as principais doenças ocupacionais e agora trouxemos uma lista daquelas que são líderes quando o assunto é afastamento do trabalho. Veja:

Doenças do coração

As doenças cardíacas estão em terceiro lugar neste ranking. Por mais que os principais agentes sejam a má alimentação e genética, um ambiente de trabalho turbulento e desgastaste poderá servir como um catalisador de um infarto, por exemplo. E pensando nisso, diversas empresas estão investindo em um ambiente de trabalho mais leve e motivador. A maioria dos trabalhadores permanece grande parte do seu dia no trabalho, então, é essencial proporcionar as ferramentas para que se mantenha saudável e a redução dos afastamentos do trabalho.

Dores nos joelhos

As causas de uma lesão no joelho podem ser inúmeras. Falta de exercícios, problemas genéticos, obesidade, atividades com peso e até mesmo permanecer grade parte do seu dia sentado. Por isso, elas estão em segundo lugar deste ranking. Afinal, quantas pessoas que conhecemos trabalham em escritórios ou carregando peso durante o dia ?

Dornas costas

E a dor nas costas é a campeã neste ranking de afastamento do trabalho. Atualmente mais de 150 mil trabalhadores se ausentam de suas atividades devido a dores nas costas. E atenção: por mais que este problema seja comum, ele é muito sério. Uma “simples” dor pode ocasionar problemas motores maiores. Por isso é imprescindível o acompanhamento de uma equipe de segurança para ficar atenta a ergonomia.

Não esqueça que este mal pode afetar trabalhadores que permanecem sentados durante o dia e até mesmo aqueles que carregam itens pesados ou manuseiam máquinas. A chave deste mau está na má postura ao executar a atividade.

Então, fique atento a saúde da sua empresa e procure manter uma gestão de afastados. Dessa maneira será possível identificar quantos trabalhadores estão ausentes de seus postos, suas causas e elaborar a melhor estratégia de combate.

5 visualizações0 comentário
bottom of page