top of page

Retomada econômica: aprenda a reconhecer seu perfil empreendedor

Atualizado: 7 de out. de 2020

Começar uma empresa e se arriscar no mundo dos negócios é uma atitude que exige coragem. Ainda mais no momento econômico em que estamos. Determinação certamente é a característica que todos os empreendedores compartilham. No entanto, em outros aspectos o perfil empreendedor pode variar bastante indo do mais arrojado e destemido para o mais conservador e analítico. Independente do perfil, uma coisa é fato, identificar as potencialidades e os pontos de melhoria são o primeiro passo para quem deseja empreender.


O Brasil tem aproximadamente 20 milhões de empresas e, além disso, 70% dos brasileiros têm vontade de abrir seu próprio negócio. Dados do Global Estrepreneurship Monitor (GEM) – Monitoramento de Empreendedorismo Global – apontam para o aumento de empreendedorismo por oportunidade no Brasil nos últimos anos, em paralelo aos novos negócios que são abertos por necessidade. Esse é um excelente indicativo para a recuperação econômica.


Os economistas afirmam que todos os países passam por ciclos econômicos de quatro fases: crescimento, recessão, depressão e recuperação. Dentre os segmentos que acabam se beneficiando com a recuperação da economia e do empreendedorismo por oportunidade é o das franquias. De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising – em 2019, o setor registrou uma expansão de 7% demonstrando crescimento no número de novas franquias e aumento no número de unidades.


Mas, investir em franquia é empreender?

Sim. No entanto, àqueles que desejam começar no mundo dos negócios investindo em franquia devem estar atentos para escolher um modelo de negócio consistente, que ofereça estabilidade, baixo risco e um bom custo-benefício sobre o investimento. Saber analisar as oportunidades de crescimento do negócio e do mercado em que a franquia está são características indispensáveis para esse perfil empreendedor.


A ASONET possui um modelo de franquia que já está testado e consolidado no mercado. A empresa garante baixo risco e retorno do investimento em menos de 2 anos. Para saber mais sobre a franquia da ASONET acesse: https://www.franquiasonet.com.br/


Aprenda a reconhecer seu perfil empreendedor

Algumas pessoas nascem com o espírito empreendedor e reúnem todas ou, ao menos, a maioria das características e comportamentos necessários para que tenha sucesso. Outras pessoas encontram no empreendedorismo uma oportunidade para se realizarem profissionalmente e exercerem seu propósito. Têm ainda aqueles que veem no empreendedorismo uma saída para o desemprego.

Para empreender é preciso descobrir o seu perfil de empresário. Só assim você conseguirá dar destaque naquilo que tem de positivo e aprimorar seus pontos fracos e de melhoria. Confira abaixo os quatro perfis mais comuns, de acordo com o Sebrae.


Visionário

É uma pessoa organizada que consegue estudar e prever os próximos passos do mercado. Essa característica coloca esse perfil de empreendedor sempre a frente da concorrência, lançando tendências, testando novos produtos, modelos de negócios e serviços. Umas das principais características é a autoconfiança e a disposição para o risco. Para aprimorar esse perfil você deve estar sempre em busca de informação e atualização profissional, aprimorar seus conhecimentos e acompanhar as tendências em todos os mercados.


Inovador

Esse perfil empreendedor tem a capacidade de identificar uma necessidade que não está sendo atendida. Esse perfil é observador, detalhista e criativo. Geralmente surge com soluções ousadas. A curiosidade é uma de suas principais características, é o tipo de pessoa que está sempre questionando o modo tradicional de fazer as coisas. Se você deseja fortalecer esse perfil busque aprender algo completamente fora da sua área de atuação, quanto mais você expandir e diversificar seu conhecimento melhor.


Provedor

Esse empreendedor está sempre de olho no lucro e no retorno financeiro. Seu principal incentivo e motivação na hora de abrir um negócio é a capacidade de crescimento, expansão e oportunidades. Esse é o tipo de empreendedor que está disposto a dobrar a carga horária de trabalho para ver o negócio prosperando. É uma pessoa que toma decisões racionais e que está sempre calculando o risco e o retorno do investimento. Quem deseja aprimorar esse perfil deve desenvolver habilidades analíticas e aprender a tomar decisões baseadas em dados.


Independente

Esse perfil empreendedor é mais informal, que já tem um negócio, mas ainda não formalizou a empresa. Sua maior motivação é fazer o negócio acontecer e está sempre correndo para desenrolar os serviços e entregar resultados de acordo com a expectativa do cliente. Sua maior característica é a capacidade de negociação. Provavelmente, é uma pessoa com um amplo networking. Formalizar a empresa e aprimorar a gestão são os principais pontos de melhoria e aperfeiçoamento desse perfil.

O Sebrae disponibiliza um teste onde você pode responder algumas perguntas para identificar quais características possui e qual o seu perfil empreendedor. Para acessar o material vá até a página do Sebrae.


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

7 visualizações0 comentário
bottom of page