top of page

Saiba de como evitar o comportamento de risco no ambiente de trabalho




Muitas vezes, os acidentes e doenças do trabalho tem uma causa específica, que poderia ter sido evitada. São os comportamentos de risco assumidos pelos colaboradores, que ameaçam sua saúde e podem resultar em ocorrências graves.


Assim, não basta ao empregador oferecer equipamentos de proteção e orientação sobre as melhores práticas de segurança. É fundamental obter deles o máximo engajamento para que, de fato, apliquem as estratégias de Saúde e Segurança do Trabalho.


Neste post, vamos explicar melhor por que é fundamental que a gestão de SST fique alerta aos comportamentos de risco e de que forma é possível diminuir o risco desses descuidos


Principais comportamentos de risco

É fácil entender o que configura um comportamento de risco. Ele se configura quando, mesmo dispondo dos meios e informações para realizar suas tarefas de forma segura, o colaborador opta por não adotar as medidas de proteção.


Alguns comportamentos de risco que precisam ser combatidos:


  • não utilizar EPIs

  • improvisar no uso de ferramentas

  • operar de equipamentos sem a devida capacitação

  • Executar de tarefas de risco sem treinamento

  • Desprezar os pequenos riscos


Como reduzir o comportamento de risco em sua empresa

O primeiro passo para evitar ocorrências relacionadas aos comportamentos de risco é garantir os meios para que o trabalho seja seguro. Toda a estrutura de segurança deve estar disponível aos colaboradores.

Isso inclui a oferta de EPIs e de equipamentos em condições adequadas de operação. Também é fundamental garantir a capacitação para que o colaborador tenha total conhecimento sobre a atividade que exerce.


Além de treinar os colaboradores adequadamente, é fundamental conscientizá-los quanto aos perigos de negligenciar as políticas e estratégias de segurança. Muitas vezes, os acidentes acontecem em tarefas simples, que são repetidas várias vezes ao dia.


A normalização das atividades, realizadas de forma mecânica, leva a queda nos níveis de atenção. Porém, basta um único descuido para que uma atividade repetida dezenas de vezes sem acidentes, provoque uma ocorrência grave.


Estas são algumas ações importantes para reduzir o comportamento de risco entre seus colaboradores. É fundamental, porém, que estas iniciativas façam parte de uma ampla estratégia de Saúde e segurança do trabalho. Só assim a empresa garante bons resultados tanto na proteção da integridade de seus colaboradores quanto na sua produtividade.


Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Asonet Ocupacional está preparada para prestar o suporte adequado à sua empresa, na medida de suas demandas. Entre em contato com nossos consultores e confira como podemos ajudar.

7 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page