top of page

Saúde ocupacional: como tornar sua empresa mais lucrativa trabalhando com medicina do trabalho?

Atualizado: 23 de out. de 2020


A área de saúde ocupacional costuma ser vista como uma obrigação para as empresas. E sim, embora ela seja uma obrigatoriedade para todas as organizações, existem atitudes e posturas na hora de vender os serviços que podem tornar o seu negócio de medicina do trabalho muito mais lucrativo. Prestar um serviço de excelência dentro de seus clientes deve ser um desafio constante. Quando for apresentar um plano de gestão de saúde apoie-se em dados estatísticos e nos benefícios que podem impactar positivamente o negócio. Siga as dicas abaixo:


Ocorrências e o tamanho do problema


De acordo com as estimativas mundiais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os anos, 2,78 milhões de trabalhadores morrem devido a doenças profissionais e a acidentes de trabalho. Os dias de trabalho perdidos por doença ou acidente de trabalho representam quase 4% do PIB mundial. Estes dados revelam que é indispensável que as empresas identifiquem e avaliem os riscos existentes no local de trabalho, visando a redução dos perigos e a melhoria contínua na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.


Embora seja difícil mensurar o quanto o investimento em Saúde e Segurança do Trabalho pode trazer de retorno financeiro, é certo dizer que todas as empresas precisam adotar medidas de prevenção e cuidado com a saúde dos funcionários. Tornando, portanto, esse mercado muito promissor para quem deseja empreender e ter uma franquia de saúde ocupacional.


Confira três dicas que vão te ajudar a vender melhor o serviço de Gestão de Saúde Ocupacional:


1. Investir em SST melhora a produtividade no trabalho


O trabalho é um fator determinante para a autoestima e a qualidade de vida. A maioria das pessoas passam cerca de 8 a 10 horas por dia no local de trabalho, seja este um escritório ou uma fábrica. Quando profissional não está feliz com seu emprego ou atividade, o desânimo passa a afetar todas as áreas de sua vida.


Quando os locais de trabalho são insalubres e inseguros, ou quando o clima organizacional é ruim é possível notar uma redução dos níveis de saúde, bem-estar, motivação e satisfação do profissional. Algo que consequentemente, afeta a produtividade da pessoa e por consequência à empresa.


É importante reconhecer que a felicidade e qualidade de vida do trabalhador é determinante para o sucesso da empresa. As organizações que sabem disso, investem em saúde ocupacional e, se tornam mais competitivas no mercado.


2. Reduz custos, evita gastos com multas e passivo trabalhista


Qualquer empregador tem a responsabilidade de proteger os seus trabalhadores contra os riscos a que estes estão expostos durante as atividades laborais. Mas, proteger os trabalhadores é também proteger a empresa. Por isso, uma gestão empresarial inteligente assegura total adequação às normas SST.


Por cada acidente de trabalho que não ocorre na empresa existe um valor considerável que não é poupado. Mas, para reduzir e evitar as ocorrências é necessário que a empresa faça um investimento em prevenção de riscos. Algumas estimativas mostram que cada real gasto em prevenção pode proporcionar o dobro em retorno econômico.


3. Ajuda a atrair e reter os melhores talentos


Sim, os melhores profissionais do mercado têm o poder de escolher onde desejam trabalhar. Um dos maiores desafios das organizações é atrair e reter os talentos. A saúde ocupacional tem papel importante na retenção de mão de obra qualificada. Afinal, ninguém deseja construir carreira em um ambiente hostil e insalubre.


Quando existe um bom plano de gestão de saúde o funcionário se sente motivado, valorizado e acolhido pela empresa. O mesmo ocorre na busca e contratação de novos talentos. Esses passam a desejar um ambiente propício para seu desenvolvimento profissional, sua saúde física e emocional. Investir no capital humano é uma ação altamente eficaz para a valorização da empresa. E, nesse sentido, a medicina do trabalho torna-se uma grande aliada das organizações.


Mercado de atuação cheio de oportunidades


O mercado empresarial de saúde é um dos mais consolidados e também o que oferece melhores oportunidades de crescimento. Durante períodos de crise as organizações tendem a cortar custos e reduzir investimentos. Mas, quando o assunto é saúde e segurança os cortes e reduções estão no final da lista, visto que não são supérfluos.


Portanto, investir em uma franquia nessa área é uma excelente opção, ainda mais quando se aprende a vender os benefícios para muito além das obrigações legais. A Asonet trabalha há mais de 25 anos auxiliando empresas na implantação e gestão de sistemas de saúde e segurança ocupacional. Conheça nossos planos de franquia!




197 visualizações0 comentário
bottom of page