top of page

Setor de franquias pode fechar o ano com crescimento de 8%


Embora a pandemia do coronavírus ainda gere reflexos importantes para a economia no Brasil, o setor de franquias começa a dar esperanças para quem mantém os planos de se tornar empreendedor.


Segundo projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado deve fechar 2021 com um crescimento de 8% em seu faturamento e com uma expansão de 5% nas unidades franqueadas.


Confira porque investir em uma franquia ainda em 2021 pode ser um bom negócio.

Redução das restrições

O início da pandemia, no segundo trimestre de 2020, foi o período mais crítico para a economia brasileira. As restrições impostas à população na tentativa de combater a disseminação do vírus causador da Covid-19 foram fatais para muitos negócios.

Quem não conseguiu se adaptar aos modelos de home office ou aos serviços realizados de forma remota, encontrou dificuldades para sustentar seu negócio. Atualmente, com o avanço da vacinação e a consequente flexibilização das atividades econômicas, gradualmente a economia vai se movimentando novamente.

Destaque do primeiro trimestre

Os indicadores do setor comprovam o quanto a pandemia foi nociva para o franchising. Nos primeiros 12 meses de pandemia, entre março de 2020 e março de 2021, as franquias registraram um recuo de 11,4% em seu faturamento.


Comparando apenas o primeiro trimestre de cada ano, a queda foi de 4%. Porém, mesmo sob mau tempo, as franquias mantiveram um viés de expansão. Entre janeiro e março de 2021 o número de novas unidades abertas cresceu 3,3% em comparação ao mesmo período de 2020. Na avaliação dos especialistas ABF, os dados mostram a confiança dos empreendedores na recuperação da nossa economia, o que deve se fortalecer ainda mais neste final de ano.

Saúde segue em alta

Ainda segundo a ABF, alguns setores mantiveram desempenho positivo mesmo nos períodos mais agudos da pandemia. O setor de saúde, beleza e bem-estar, por exemplo, registrou alta de 12,7%.

Por seu caráter essencial à sociedade, serviços como farmácias, clínicas médicas, cuidadores de idosos e segurança do trabalho mantiveram seu funcionamento mesmo durante a pandemia, com a adoção de protocolos de segurança. Apenas os negócios na área de casa e construção obtiveram melhor desempenho que saúde, com avanço de 36,5%, impulsionados pelo crescimento da demanda por reparos e reformas que a quarentena forçada estimulou nas pessoas.

Franquia Asonet Ocupacional

Um modelo de franquia com processos estruturados, com rentabilidade elevada e suporte completo para a instalação do empreendimento é o que o Asonet Ocupacional oferece aos seus franqueados.


Com 25 anos de experiência no mercado, a empresa dispõe de diferentes opções para investidores interessados, desde o modelo de microfranquia, que pode ser operada em home office, até a unidade premium, cuja rentabilidade pode chegar aos 18%. Se você deseja garantir, ainda em 2021, uma opção segura de investimento por meio de franquia, entre em contato com um de nossos consultores e saiba como se tornar um parceiro da Asonet Ocupacional.


12 visualizações0 comentário
bottom of page