top of page

Você sabe o que é Saúde Ocupacional?

Atualizado: 8 de out. de 2020

saúde ocupacional

Provavelmente em sua empresa você já deve ter ouvido falar em saúde ocupacional. Mas, o que se trata?

Histórico

A saúde ocupacional teve se início durante o período pós guerra, momento em que a alta produção e o surgimento de novos processos fabris aumentaram o número de doenças e acidentes de trabalho. A área médica já não conseguia garantir a saúde destes trabalhadores. Por isso, criou-se uma nova área, dedicada exclusivamente para isso.

Conceito

A saúde ocupacional nada mais é do que um setor específico dentro da área da saúde responsável pelo bem estar do trabalhador. Ela é voltada unicamente para a prevenção de doenças e demais problemas ocasionados pelo ambiente de trabalho. Em outras palavras, cuida para que os trabalhadores se mantenham saudáveis. Diferente da saúde assistencial, que cuida de pessoas que já estão doentes.

A saúde ocupacional luta todos os dias para evitar todos os riscos possíveis dentro de uma empresa. É por meio dela que os indivíduos podem realizar as suas atividades no ambiente de trabalho com muito mais tranquilidade, relaxamento e garantia de bem-estar social.

Este setor é obrigatório para qualquer empresa, graças a Norma Regulamentadora (NR) 7. Ela estabelece a elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. Este é um programa que deverá ser realizado por qualquer empresa que empregue funcionários.

As vantagens para as empresas são inúmeras. Elas vão desde um desempenho mais qualificado dos trabalhadores até a redução de processos trabalhistas e afastamentos. É essencial que a saúde passe por uma manutenção constante. Os resultados serão visíveis no lucro do final do mês.

Então, para que o ambiente de trabalho seja sempre seguro, é necessário também o apoio dos trabalhadores. Como estão inseridos no dia a dia da empresa, podem relatar problemas de processos ou riscos de acidentes. E claro, sempre realizar inspeções para garantir que tudo está caminhando corretamente.

52 visualizações0 comentário
bottom of page