top of page

Você sabe como realizar uma avaliação de clima organizacional?

Atualizado: 8 de out. de 2020

avaliação de clima organizacional

O clima dentro de uma empresa, por mais simples que pareça, faz toda a diferença para o desempenho de uma equipe. Por isso, gostaria de iniciar essa matéria com uma pergunta: você já realizou uma avaliação de clima organizacional? Saiba que a partir de agora, este dado merece um pouco mais de atenção.

Isso porque através de uma avaliação é possível adquirir informações como produtividade da equipe e rotatividade de pessoal, por exemplo. A partir destes dados, elabora-se um plano de ação para manter os resultados da empresa lá em cima.

Todo gestor precisa saber que a produtividade e rendimento de uma equipe está ligada a sua motivação e com a avaliação de clima organizacional é possível identificar isso. Então, veja 5 passos simples para montar a sua avaliação:

1- Crie um planejamento estratégico 

Quando bem planejada, uma pesquisa se torna uma grande ferramenta estratégica. A partir desse ponto, verifique todos os pontos que precisa analisar. Diversos aspectos podem ser considerados para realizar a sua pesquisa. Por isso, mantenha em mente quais são os objetivos de cada questão para evitar muitas perguntas.

Veja alguns exemplos:

  1. Limpeza e organização geral do ambiente;

  2. Relacionamento interpessoal e com a administração;

  3. Satisfação e motivação;

  4. Benefícios da empresa;

  5. Estabilidade e recursos para o funcionário crescer na empresa;

  6. Pontos fortes e sugestões de melhoria nos setores;

  7. Estado emocional (se ele se sente valorizado, tem orgulho de seu trabalho, se sente que é importante para a empresa).

2- Aplique a pesquisa

Para a avaliação de clima organizacional é importante preparar os funcionários para que respondam a pesquisa com sinceridade. Avise com antecedência e mostre qual a importância da participação de todos.

Se ele estiver bem informado, será mais fácil a sua preparação na hora de colocar as suas ideias e respostas no papel. O ideal é realizar a pesquisa de forma anônima, pois ele sentirá que possui liberdade de expressão.

3- Realize a tabulação dos dados 

Após a coleta de dados, chegou a hora de organizar. Para facilitar a tabulação, você pode utilizar os formulários de Pesquisa do Google, criando uma pesquisa online. O ponto mais positivo de utilizar essa ferramenta é que não precisará passar horas tabulando pois a plataforma fornecerá.

Com os dados em mãos, é necessário realizar uma análise crítica, avaliando com calma cada sugestão ou critica.

4- Elabore um plano de ação

Com os resultados em mãos, chegou a hora da ação! Utilize estas informações em favor da empresa. Os funcionários estarão aguardando mudanças ou feedbacks por parte dos gestores. Então, procure divulgar estes resultados internamente e inicie as ações avaliadas.

Por exemplo, se a pesquisa apresentou que 98% dos funcionários estão insatisfeitos com o vale refeição, aumente o valor em x%. Se 70% dos colaboradores estão com problemas com outros colegas, crie atividades que incentivam o relacionamento ou proporcione palestras. O importante nessa etapa é utilizar os dados encontrados e buscar melhora-los. Você tem em mãos todos os pontos que desmotiva seus colaboradores e impedem a produtividade, aproveite.

5- Analise as estratégias adotadas

Após toda ação, é necessário saber se o retorno foi positivo ou não. Nessa etapa você saberá se o caminho escolhido após a avaliação do clima organizacional foi prospero ou não. Caso sim, continue se aperfeiçoando, ao contrário, procure compreender onde melhorar e continue.

Invista sempre em indicadores e realize este tipo de avaliação pelo menos a cada 6 meses para compreender se as estratégias adotadas geraram resultado ou não.

Então, comece já sua avaliação de clima organizacional e  adeus desmotivação e rotatividade de pessoal alta.

11 visualizações0 comentário
bottom of page