top of page

Boa noite, mesmo: 5 dicas para dormir bem

Atualizado: 8 de out. de 2020

boa noite

Dormir bem é um passo importante para deixar o dia a dia muito mais agradável e produtivo. Quem descansa de verdade tem melhor desempenho nas tarefas e atividades físicas que se propõe a fazer. Para ajudar na hora de dormir é preciso ficar ligado em nossas atitudes durante a noite. Confira as dicas da nutricionista Patrícia Cruz, e do pneumologista do Serviço de Medicina do Sono do HCor – Hospital do Coração de São Paulo, Dr. Pedro Genta, e garanta uma boa noite de sono.

Alimentos proibidos

Evitar alimentos que não trazem nenhum benefício ao organismo, como refrigerantes, bebida alcoólica e cafeína em excesso é uma das primeiras regras para uma boa noite de sono. Pobres em nutrientes, eles não são bem-vindos antes de se deitar, principalmente se contiverem a cafeína, famosa por driblar o sono. Alimentos ricos em gordura também são proibidos, pois exigem um trabalho maior de digestão. O ideal, durante a noite, é fazer uma refeição com alimentos mais leves, por exemplo, arroz integral, legumes, verduras e carnes magras.

Desligue o smartphone

Hoje em dia é praticamente impossível não ter um smartphone. E mais: é muito comum levá-lo para a cama e terminar as últimas horas acordado, conectado ao mundo. Mais do que distrair as pessoas e fazê-las perder a noção do tempo, o uso de celulares, e também de tablets ou aparelhos similares, antes de dormir, deixa o indivíduo constantemente atento, o que o impede de relaxar completamente e dormir. Outro efeito nocivo provocado por esses dispositivos está relacionado à luminosidade que eles emitem. Estudos recentes revelam que a luz da tela dos smartphones, entre outros eletrónicos, pode inibir a produção de melatonina, cuja função é induzir o cérebro ao sono.

Relógio do sono

As horas de sono ideias variam de pessoa para pessoa. O mais importante aqui é a qualidade, afinal não adianta nada dormir 10 horas seguidas mas com interrupções. O ciclo do sono deve ser linear. Por isso é mais indicado dormir 6 horas, passando por todas as fases e, assim, acordar renovado. Observe se você tem acordado muito durante a noite e o quanto isto tem influenciado no seu dia.

Relaxe

O estresse é um dos grandes problemas modernos e responsável por tirar o nosso sono. Se você estiver com muitos problemas evite focar neles na hora do descanso. Uma boa dica é deixar para resolvê-los na primeira parte do dia. Antes de dormir, tome um banho morno e não pense em coisas desagradáveis. Aproveite para ler um livro e, logo em seguida, desligar tudo. Uma boa noite de sono depende da forma como você se desliga do seu dia.

Xó, insónia!

Ela pode estar ligada a diferentes fatores, atrapalhando e muito que você tenha uma boa noite de sono. Verifique se no seu caso será necessário um acompanhamento médico. Se ela for fruto de agitação ou dormidas desregradas, evite dormir durante o dia. Caso esteja muito cansado, programe um cochilo em menos de 1 hora, assim não comprometerá sua noite de sono.

Outros hábitos que ajudam:

  1. Beba água;

  2. Não fique longos períodos em jejum;

  3. Pratique atividade física;

  4. Tente ir para cama no mesmo horário sempre;

  5. Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes;

  6. Introduza leite e iogurte na sua rotina alimentar;

  7. Deixe os problemas para fora da cama;

  8. Desligue-se de todos os aparelhos móveis possíveis;

  9. Não fume.

Fonte: Revista Ponto de Encontro. Publicado em junho de 2016.

14 visualizações0 comentário
bottom of page