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Como identificar hábitos que comprometem a produtividade de sua equipe 



Garantir a produtividade dos seus liderados é uma das principais atribuições de um gestor. Ele precisa criar as condições adequadas para que cada integrante de sua equipe obtenha o seu melhor desempenho, o que vai permitir o alcance de melhores resultados para a organização.


Porém, alguns hábitos na gestão podem ter o efeito contrário, e cabe aos gestores estarem atentos e preparados para auxiliar suas equipes, ajustando suas rotinas. Confira alguns hábitos considerados prejudiciais ao bom andamento do seu time e saiba por que eles podem estar comprometendo a produtividade.


Não delegar tarefas

A capacidade de delegar tarefas é uma das virtudes de um bom gestor. Mostra não apenas a sua confiança na equipe mas também sua capacidade de enxergar e explorar as potencialidades dos seus colaboradores.


Em contrapartida, um líder centralizador, que não abre mão de participar de tudo, mina a confiança e a motivação do seu time. E esta é uma porta aberta para a perda de produtividade.


Exigir que os colaboradores executem funções simultâneas

Nos últimos anos, se criou a crença de que o colaborador deve ser multitarefa, ter a capacidade de realizar muitas atividades de forma simultânea, entregando resultados de qualidade em todas. Na prática, sabemos que as coisas não funcionam bem assim.


Alguns profissionais até conseguem manter um ritmo acelerado de trabalho e de muitas entregas ao mesmo tempo, mas assim colocam em risco a qualidade do seu trabalho e a sua própria saúde. Os gestores precisam identificar as potencialidades de cada indivíduo e garantir a ele o tempo e dedicação adequados para a conclusão, direcionando sua exigência às demandas nas quais ele realmente é competente. E, claro, sempre elencando as prioridades a cada integrante da equipe.


Reuniões em excesso

Quantas vezes você não viu o seu dia de trabalho ser consumido por reunião atrás de reunião (muitas delas de necessidade questionável) e depois percebeu que faltou tempo ao fim do expediente para realizar as demais demandas do dia? E você já se deu conta de que sua equipe também pode estar passando por isso? Saiba que este é um problema recorrente nas empresas, que cabe ao gestor contornar.


Antes de convocar uma reunião, o líder deve avaliar se ela é realmente necessária, ou se pode ser substituída por uma troca de mensagens. E verificar se todos que está convocando estão realmente envolvidos naquela pauta para que sua presença seja requisitada.


Não valorizar o feedback

A comunicação adequada com os colaboradores é uma das ferramentas mais poderosas de um gestor na relação com a sua equipe. O feedback pode ser utilizado com muita eficiência tanto para reconhecer um bom trabalho quanto para corrigir rumos e aperfeiçoar o desempenho dos colaboradores.


Quando o gestor não se dedica o suficiente à comunicação com a sua equipe, deixa espaço para a insegurança, a incerteza e a perda de desempenho. O gestor precisa ser claro e assertivo na hora de comunicar o que está funcionando e o que precisa melhorar.


E então, você já tinha refletido sobre estas questões? E, principalmente, já havia se dado conta do quanto essas atitudes podem refletir na saúde e no bem-estar da sua equipe? E você sabia que a Asonet Ocupacional também se preocupa com a saúde dos seus colaboradores?


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