top of page

Conheça as soluções da ASONET para manter a sua gestão de SST ativa durante a pandemia

Atualizado: 7 de out. de 2020

Muitas empresas precisam se adaptar ao cenário de crise após o surgimento do novo COVID-19. Estamos vivendo uma crise de saúde que está abalando a economia. Nesse momento, investir na medicina do trabalho e ter uma gestão de saúde e segurança e sólida pode ser a diferença entre desenvolver o negócio ou fechar as portas. Conheça as soluções da Asonet para manter sua gestão SST ativa durante a pandemia.


Teste de COVID-19

Logo no início da pandemia a ASONET passou a oferecer o serviço de testagem de pacientes em seus centros de exame. Para as empresas que estão retomando as atividades. Ou mesmo para aquelas que não pararam de funcionar, a testagem dos colaboradores é um fator indispensável para a segurança dos mesmos. Isso porque acompanhar os sintomas, fazer um levantamento dos infectados e descobrir os funcionários que já possuem resposta autoimune é indispensável para proteger a operação e também os colaboradores.


Existem dois tipos de teste. O primeiro deles é o teste PCR, que é capaz de identificar a presença do vírus no organismo. Ele é feito com material coletado da garganta e do nariz. Utilizando técnicas de biologia molecular, o exame detecta o material genético do vírus na amostra do paciente e assim consegue afirmar que a pessoa está infectada. Portanto, esse exame é recomendado para definir o curso de tratamento do paciente, por isso, geralmente, é feito em hospitais e postos de saúde.


A outra metodologia é a sorologia. Ele consistem em testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue do paciente. Esse teste aponta para a resposta imunológica, ou seja, se o paciente já foi infectado anteriormente e desenvolveu sistema de resposta no corpo.


A Asonet possui em seus centros de exame os dois tipos de testes

O teste PCR é considerado padrão ouro para diagnostico de COVID-19

  1. Pessoas com sintomas de 3 a 10 dias

  2. Consegue detectar se a pessoa está infectada mesmo com sintomas leves ou entre os assintomáticos

  3. É recomendado para quem teve contato próximo com pacientes infectados

  4. É recomendado para profissionais que estão trabalhando em setores essenciais ou que estão retomando as atividades

O teste de sorologia que é feito com a amostra de sangue do paciente. Os testes rápidos de IgG e IgM são indicados para:

  1. Pessoas com sintomas há pelo menos 10 dias. 

  2. Trabalhadores afastados por suspeita de COVID-19, que iniciaram os sintomas há 10 dias e estão começando a se recuperar ou que já estejam assintomáticos.

  3. Pessoas assintomáticas que tiveram contato próximo nos últimos 20 dias com pessoas diagnosticadas com COVID-19.

Para ajudar as empresa a realizarem uma testagem em massa em seus funcionários a Asonet está fazendo parcerias. É só entrar em contato com a equipe de atendimento.

Gestão de afastamento

Nesse momento, muitos profissionais estão ficando doentes e claro que isso é natural já estamos no meio de uma pandemia. Mas, é muito importante para preservar a saúde daqueles que estão doentes, e também do restante da equipe, que os colaboradores que estiverem com sintomas e que testarem positivo sejam afastados de seus postos de trabalho.

A gestão de afastamento é, portanto, um dos principais recursos da medicina do trabalho que devem ser acionados nesse momento. Ela também confere eficiência nos processos operacionais e administrativos da empresa. Geralmente os pacientes infectados por COVID-19 ficam afastados cerca de duas semanas. Mas, em alguns casos, esse tempo pode ser estender. Então, esteja preparado!


Atendimento Psicológico Online

Garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores vai além da integridade física. Proteger a saúde mental é algo fundamental para que os profissionais consigam desempenhar bem as suas funções. Também é indispensável para as empresas que desejam manter sua gestão SST ativa durante a pandemia. Recentemente a Asonet lançou a plataforma de atendimento psicológico online. O serviço nasceu para auxiliar pessoas que estão passando por estresse crônico, quadros de ansiedade e depressão nesse momento.


A plataforma ajuda a gerar enfrentamento ao estresse social, além de combater a o surgimento de doenças psíquicas que estão se tornando frequentes com esse novo cenário. Durante as sessões online o objetivo é oferecer apoio emocional aos pacientes. Identificar os fatores de risco mental e o estresse gerado por conta do isolamento social e do medo em relação a doença. Os profissionais que fazem o atendimento na plataforma também irão orientar sobre a adoção de hábitos saudáveis para combate às alterações de humor e perturbações do sono e orientação sobre aspectos de higiene que visem minimizar os riscos de contaminação do vírus.


Plataforma Olá, Doutor!

A telemedicina já provou ser um dos grandes avanços durante o isolamento social. Afinal, a possibilidade de fazer consultas ao médico de maneira remota tem potencial para melhorar a qualidade de vida e aprimorar o acesso a saúde de milhões de brasileiros. Nesse sentido, com o objetivo de cumprir seu propósito, o de desenvolver a área de medicina do trabalho e fortalecer o mercado de saúde ocupacional, a Asonet criou a plataforma Olá, Doutor que visa apoiar e orientar os trabalhadores em questões relacionadas à saúde.


Destinada a todos os tipos e portes de empresa a ferramenta é um serviço contratado pelas organizações e oferecido aos trabalhadores como um benefício gratuito. O intuito é prestar apoio médico em situações que possam estar afetando o desempenho do profissional no ambiente de trabalho. Portanto, nas empresas que contratam é possível observar uma diminuição no número faltas desnecessárias no trabalho e também uma redução no número de consultas médicas no plano de saúde empresarial reduzindo a sinistralidade e garantindo uma diminuição anual nas despesas da organização.


O que é mais importante para manter sua gestão SST ativa durante a pandemia?

Esses são alguns dos serviços oferecidos pela Asonet, mas para manter sua gestão SST ativa durante a pandemia é necessário que você dedique tempo e investimento na área de medicina do trabalho. É importante ressaltar que mesmo com tudo o que aconteceu nos últimos meses o governo continua exigindo o envio de documentos via eSocial e que descumprir essa obrigação pode acarretar em sérios problemas para a organização.

Nesse momento, nossa recomendação para as empresas é que haja uma adaptação da área de medicina do trabalho para acolher as novas demandas de saúde de segurança. Investir na saúde ocupacional é fator indispensável para manter os colaboradores e a empresa segura e para ajudá-los nesse percurso conte com a Asonet.


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

52 visualizações0 comentário
bottom of page