top of page

Quatro perguntas que você deve fazer antes de assinar um contrato de franquia

Atualizado: 20 de mai. de 2021


A segurança é uma das vantagens que os empreendedores buscam ao adquirir uma franquia. Investir em uma marca já estabelecida no mercado, com um plano de negócios de resultados comprovados reduz consideravelmente os riscos.


Mesmo assim, é importante assinar o contrato de compra da franquia somente depois de esclarecidas todas as dúvidas sobre o negócio. Neste post, selecionamos quatro informações fundamentais para auxiliar neste processo.


1. Qual o investimento total necessário?

Para avaliar se uma oportunidade de franquia é realmente vantajosa, é preciso considerar todos os custos que envolvem a operação e não apenas a taxa de franquia. Além deste, há uma série de outros investimentos que precisam ser considerados na hora de montar o plano financeiro do negócio.


É preciso conhecer os gastos necessários com a locação e montagem do ponto comercial, capital de giro, estoque e as taxas de royalties e propaganda, entre outros. O franqueador precisa apresentar ao investidor a estimativa mais realista possível destes custos.


2. Qual o prazo de retorno do investimento?

Quando se faz um investimento, se busca garantir a obtenção de lucro no menor tempo possível. Antes de se iniciar o empreendimento, é fundamental ter uma estimativa de quando será possível obter este retorno. O franqueador também deve auxiliar a estimar este prazo.


Para projetar em quanto tempo será possível recuperar o investimento feito é preciso considerar, além do investimento inicial, o faturamento mensal, os custos operacionais e a lucratividade médios do negócio. Em geral, uma franquia prevê este retorno para um prazo entre 24 e 36 meses, dependendo do ramo de atuação e as condições do mercado.


3. Qual o suporte oferecido pelo franqueador?

Um fator que exerce grande influência no desempenho de uma unidade de franquia é o suporte oferecido pelo franqueador. Este recurso pode envolver treinamento, ajuda na montagem do ponto comercial, orientações para a prospecção de clientes, ações de marketing e uma série de outras ações.


Não esqueça que o franqueado é quem tem o know how do negócio em que você vai investir e é um grande interessado no sucesso da sua unidade. Por isso, busque o seu auxílio sempre que tiver qualquer dificuldade ou dúvida na gestão da sua franquia.


4. Qual o perfil de franqueado desejado?

Muitas vezes o sucesso de um negócio não depende apenas de se seguir os manuais e as boas práticas de gestão da marca franqueadora. Ter alguma relação ou afinidade com o negócio pode fazer a diferença na hora de conduzir a sua unidade.


A maioria dos franqueados têm um perfil desejado dos empreendedores. Isso não significa que um investidor de perfil diferente não possa ter sucesso como parceiro daquela marca. Mas algumas características podem facilitar a gestão e o crescimento da unidade.


De posse das informações acima, o empreendedor tem melhores condições de decidir sobre investir ou não em uma franquia. Caso a marca que você deseja adquirir não disponha destes dados, redobre os cuidados antes de realizar o seu investimento.


Os franqueados da Asonet Ocupacional têm à disposição um completo suporte para a instalação e gestão de sua unidade. Com a vantagem de investirem no mercado de saúde, um dos mais promissores da atualidade.


Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e saiba mais sobre as vantagens de se tornar um franqueado da Asonet Ocupacional.

73 visualizações0 comentário
bottom of page