• lisianegdias

Franquias: confira os investimentos mais promissores para 2021

Em 2020, a pandemia do Coronavírus derrubou todas as projeções no que se refere aos negócios. Os investidores foram obrigados a rever seus movimentos para minimizar prejuízos por conta das medidas de isolamento social.

Já para 2021, as perspectivas mudaram um pouco. A iminência do início da vacinação e a experiência do ano passado precisam ser considerados na hora de se planejar. Apostar em franquias segue como um boa alternativa para reduzir riscos e melhorar as oportunidades de sucesso.

Confira neste artigo as tendências para quem deseja investir em franquias em 2021 e os cuidados que se deve ter ao avaliar os setores mais promissores, bem como o melhor parceiro para abrir o seu negócio.


CUIDADOS AO ESCOLHER UMA FRANQUIA

Qualquer empreendimento, independentemente do porte ou do setor, pressupõe um certo grau de risco. Ao planejar o seu investimento, é importante ser precavido e antecipar eventuais dificuldades que possam surgir.

No mercado de franquias não é diferente. Veja alguns cuidados básicos que se deve tomar antes de assinar o contrato de franquia e assumir o negócio:


· Conheça muito bem a marca – Para realizar um investimento seguro, é importante escolher uma parceria sólida. Antes de decidir sobre qual franquia abrir, pesquise a fundo sobre o histórico da empresa no mercado e analise cautelosamente sua reputação, tanto junto ao público final quanto aos demais franqueados.

· Avalie o suporte oferecido ao franqueado – Um dos diferenciais de se investir em uma franquia é justamente o suporte que o investidor receberá para que o seu negócio evolua. Informe-se em detalhes sobre tudo o que seu futuro parceiro oferece: treinamento, suporte para implantação, assessoria de marketing, entre outros.

· Estude a COF – A Circular de Oferta de Franquia (COF) reúne todas as condições do negócio, incluindo as responsabilidades tanto do franqueador quanto do franqueado. Trata-se de um documento obrigatório para o negócio, previsto na lei 8.955/94, a chamada Lei das Franquias. A relação entre o franqueado e franqueador se dará exatamente como consta no COF. Só assine o contrato quando tiver compreendido todas as condições do negócio.

· Faça um planejamento financeiro – O retorno do investimento em uma franquia depende de vários fatores. Mas durante a negociação, o franqueador apresenta uma projeção ao candidato. Com base nesta informação, faça um detalhado planejamento financeiro, considerando todas as despesas necessárias, como custo de instalação, cota de propaganda e capital de giro, por exemplo.


SETORES PARA SE INVESTIR EM 2021

Mesmo em meio à pandemia, é possível encontrar boas opções de negócios no setor de franquias. Conheça alguns setores que podem render bons negócios neste ano.


1. Saúde e cuidados pessoais

Com uma pandemia de alcance global, a saúde foi uma das grandes preocupações em 2020. Para 2021, os brasileiros devem seguir investindo no seu bem-estar, e as franquias focadas na saúde podem garantir bom retorno.

Negócios como enfermagem, cuidadores de idosos e clínicas especializadas podem ser avaliados com maior atenção pelos investidores este ano.

A área de saúde ocupacional não perdeu sua relevância durante a pandemia, pelo contrário. A mudança na forma de trabalho com crescimento das atividades realizadas no modelo home office exigiu ainda mais atenção das organizações com a saúde e o bem estar dos seus colaboradores.

Além do cumprimento das legislações que tratam da segurança no trabalho, colaboradores com saúde em dia são mais engajados e produtivos. E isso amplia o mercado para as empresas que atuam no setor de saúde ocupacional, com boas oportunidades para quem busca por uma franquia.


2. Alimentação

O setor de alimentação foi um dos mais afetados pelas medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço das infecções de Covid-19. A maioria dos estabelecimentos foi obrigada a fechar suas portas, e o retorno das atividades depende do cumprimento de diversos protocolos sanitários.

A saída para muitos deles foi apostar nas operações do tipo delivery ou “pague e leve”. E as franquias que atuam neste nicho ganharam espaço e podem ser boas alternativas de investimento.

E para quem atua apenas por tele-entrega, também houve crescimento dos negócios que utilizam as cozinhas compartilhadas, as chamadas “cloud kitchens”, recurso que permite uma expressiva redução de custos de operação.


3. Construção civil

Na construção civil, há otimismo quanto à retomada do crescimento em 2021. Assim como em quase todas as áreas da economia, o setor sofreu retração em virtude da pandemia. Mas para este ano, embalado pelos índices de juros historicamente baixos, as previsões são otimistas.

As opções de franquias do setor vão desde a locação de equipamentos, até o varejo de materiais de construção, passando por serviços de engenharia e fornecimento de mão de obra especializada. Há opções tanto para investimentos mais modestos, caso das microfranquias, quanto para operações de maior vulto.

Na esteira do crescimento da construção civil, as franquias nas áreas de decoração e comércio de imóveis também apresentam oportunidades promissoras.


4. Microfranquias

Com investimento menor e com opções em praticamente todas as áreas, as microfranquias são uma boa escolha para quem busca abrir um negócio próprio mas não deseja correr muitos riscos em 2021.

Além do baixo investimento, as microfranquias oferecem outras vantagens aos franqueados. Em geral, são negócios de retorno rápido. O modelo de gestão é mais flexível. As microfranquias no modelo “home based” dispensam escritório ou ponto comercial, o que elimina custos.

A Associação Brasileira de Franchinsing (ABF) classifica como microfranquias negócios com investimento até três vezes superior ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional. Isto representa, atualmente, cerca de R$ 90 mil.



CONHEÇA O MODELO DE FRANQUIA DA ASONET

Se você estiver pensando abrir seu negócio na área da saúde – uma das áreas promissoras para o setor de franquias em 2021 – a Asonet Ocupacional é uma opção e pode oferecer as melhores condições para isso.

Além de atuar em um mercado consolidado, o modelo de negócio da Asonet Ocupacional é sustentável, testado e aprimorado em mais de 20 anos de atuação. Quem decide investir em uma franquia Asonet Ocupacional tem a garantia de que receberá todo o suporte necessário para o crescimento do seu negócio.

A franquia Asonet Ocupacional oferece oportunidades para diferentes perfis de empreendedores, com opções tanto para o microempreendedor quanto para os grandes investidores.

Agora que você já conhece as melhores opções para investir em franquias em 2021, que tal entrar em contato com a nossa equipe e conhecer outras vantagens de ser um franqueado da Asonet Ocupacional?


19 visualizações0 comentário

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

©2020 - Por Asonet Ocupacional