top of page

Sua empresa já entrou na era dos treinamentos de SST online?

Atualizado: 19 de jul. de 2021



Antes mesmo da pandemia da Covid-19 exigir o distanciamento social, os treinamentos online já estavam em alta no mercado corporativo. No que se refere à área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), desde 2018 o ensino não presencial está regulamentado por meio da Nota Técnica (NT) 54 do Ministérios do Trabalho.


Ainda que muitos treinamentos necessitem ser realizados na modalidade presencial, as empresas podem oferecer aos colaboradores uma série de programas online visando reforçar sua preparação para assegurar saúde, qualidade de vida no ambiente laboral e minimizar os riscos de acidentes.


São cursos e reciclagens disponíveis em plataformas on-line, certificados e aprovados pelo Ministério do Trabalho, e com certificação válida em todo o território nacional. São oferecidos desde cursos mais genéricos como capacitação para CIPA, primeiros socorros e combate a incêndios, até treinamentos específicos, como para atividades em espaços confinados ou em trabalho em altura. Conheça ​o serviço de gestão de treinamento em segurança do trabalho e alguns dos treinamentos à distância oferecidos pela Asonet:


CIPA

O curso CIPA NR-5 capacita colaboradores para integrarem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Prepara cipeiros titulares, suplentes ou designados para o trabalho permanente de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Seu conteúdo programático prevê 17 temas abordados, que vão desde conceitos básicos sobre saúde e segurança do trabalho, noções de legislações e regulamentações do trabalho, noções trabalhistas e previdenciárias, à questões mais aprofundadas como análise de risco, mapa de risco, equipamentos de proteção coletiva e individual, prevenção de incêndios, primeiros socorros, entre outros. Carga horária: 20 horas. Validade: 12 meses.


Equipamentos de Proteção Individual - EPI

O curso de NR-06 EPI visa orientar e treinar profissionais sobre uso adequado, guarda e conservação dos equipamentos de uso individual destinado à proteção de riscos à segurança e a saúde no trabalho. Seu conteúdo programático aborda 13 temas, tais como conceitos e definições dos EPIs, responsabilidades e competências, certificado de aprovação de cada equipamento, rotinas de conservação, higienização e guarda dos itens de proteção, bem como o detalhamento de cada um deles e sua finalidade de uso. Carga horária: 4 horas. Validade: 24 meses.


Instalações e serviços em eletricidade

O curso de NR 10 Básico – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade capacita os trabalhadores que atuam direta ou indiretamente em instalações elétricas e serviços com eletricidade (fases de geração, transmissão, distribuição e consumo). O curso é oferecido também na modalidade reciclagem, que visa atualizar conhecimentos dos trabalhadores sobre o assunto.


O curso tem validade dois anos ou sempre que houver alguma das seguintes situações: troca de função ou mudança de empresa, retorno de afastamento do trabalho ou inatividade, por período superior a três meses, em casos de modificações significativas nas instalações elétricas ou em casos de troca de métodos, processos e organização do trabalho. Carga horária: 40 horas. Validade: 24 meses.


Espaço confinado

São dois os cursos oferecidos relativos à NR-33 Espaço Confinado: um voltado à a segurança do trabalhador autorizado e vigia e outro voltado ao supervisor, que capacita trabalhadores para realizar trabalho de supervisão nesses locais (galerias subterrâneas, túneis de manutenção, caldeiras, silos, tanques, porões e cisternas, entre outros).


Além das definições e das questões relativas à legislação de segurança e saúde no trabalho, os colaboradores serão preparados para a identificação dos espaços confinados, reconhecimento, avaliação e controle de riscos, programa de proteção respiratória, operações de salvamento, primeiros socorros, entre outros. Carga horária: 40 horas. Validade: 12 meses


Noções de Primeiros Socorros

O curso de Primeiros Socorros Básico capacita e instrui o socorrista leigo para na intervenção imediata e provisória, feita ainda no local, a vítimas de acidentes, mal súbito ou enfermidades agudas e imprevistas, mantendo a vítima em segurança até a chegada de profissionais de saúde ou remoção para o atendimento especializado. O curso não forma socorrista habilitado. Para isso sempre deve-se solicitar o socorro médico especializado o SAMU. Carga horária: 8 horas. Validade: 24 meses


Mantenha seus colaboradores sempre atualizados quanto às melhores práticas de segurança do trabalho​. Acesse todos os cursos no menu Serviços/Treinamentos e, caso queira outros cursos, entre em contato com um dos nossos consultores.

57 visualizações0 comentário
bottom of page