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Conheça as leis do bom atendimento para encantar seus clientes


O dia 15 de setembro é dedicado àquele que é o motivo de empenho e de esforço de todo o empreendedor: o cliente. Todas as estratégias e iniciativas de um negócio têm como objetivo final atender às necessidades e garantir a satisfação e o encantamento do seu freguês.


Quem quer empreender e aposta em uma franquia precisa ter em mente que é para o cliente que devem ser direcionados todos os seus esforços. Desde a qualidade do produto, passando pelos processos de gestão bem alinhados até a preparação da equipe, tudo deve ter como meta garantir a melhor experiência do seu cliente.

Para isso, existem algumas regras na relação com o seu consumidor que devem ser respeitadas independentemente da área de atuação e do perfil do negócio. Conheça quatro leis do atendimento ao cliente e saiba porque elas são indispensáveis para o sucesso do seu empreendimento.

1. Mapeie seu público-alvo

Tão importante quanto ter um bom produto e saber vendê-lo é definir o público a quem ele será destinado. Quando se pensa em abrir um negócio ou em realizar algum lançamento no mercado, esse aspecto de suma importância.


Uma definição clara do público ajudará a estruturar melhor tanto os objetivos comerciais e de marketing da empresa quanto as estratégias de atendimento a partir das quais se concretizará a venda ou que se garantirá a entrega da promessa feita na negociação. Faixa etária, dados sócio-geográficos, classe econômica, entre outras, são alguns exemplos de informações que irão ajudar a conhecer a fundo seu público.

2. Saiba escutar o seu cliente para atendê-lo melhor

Para conhecer melhor o seu cliente, é importante saber ouvi-lo. Além de ser a melhor forma de entender quais são as suas reais demandas, o consumidor fica mais seguro quando sente que está realmente recebendo atenção.

O empreendedor deve fazer deste um momento produtivo para que possa, na sequência, entregar soluções personalizadas e realmente encantadoras. E lembre-se: ouvir o cliente com interesse real e genuíno fará toda a diferença.


3. Responda sempre, com a máxima agilidade

Poucas práticas contam tantos pontos com os clientes quanto a de oferecer respostas rápidas. Seja no atendimento a um pedido quanto no encaminhamento ou solução para uma reclamação, agilidade e eficiência encantam o consumidor.


A demora na resposta pode jogar seu cliente para os braços da concorrência. Além de responder rápido, é preciso cumprir com o que prometeu. Isso vai gerar credibilidade e irá agregar valor à sua marca.

4. Dedique-se ao pós-venda Tão importante quanto o ato de venda é o pós-venda, etapa com potencial de alimentar relações de longo prazo com os clientes. É a oportunidade de verificar se os seus processos estão funcionando e de identificar o que pode ser ajustado para melhorar ainda mais a sua entrega.

Estabeleça com seus clientes canais de contato no pós-venda e aproveite todas as informações obtidas nessa etapa para aperfeiçoar seus produtos e serviços e para aprimorar ainda mais o seu atendimento.

Estas são quatro importantes leis do atendimento que, se respeitadas, irão garantir a satisfação dos consumidores e o fortalecimento do seu negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, fazer o básico pode não ser o suficiente. É preciso estar sempre atento às demandas do seu público para oferecê-lo a melhor experiência possível.


No que se refere a saúde ocupacional, as franquias da Asonet oferecem um mix de produtos e de processos de atendimento capazes de garantir o encantamento dos consumidores, além, é claro, de todo o suporte para que você possa atender com excelência, surpreender e fidelizar seus clientes.

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