top of page

Por que é importante para a sua empresa realizar a auditoria de segurança do trabalho



A missão de zelar pelo bem-estar dos colaboradores pressupõe seguir uma série de normas e regulamentos definidos em diferentes legislações. A auditoria de segurança do trabalho é uma ferramenta para verificar se o empregador está cumprindo com estas determinações. E garantir que ele está oferecendo aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro e boas condições laborais.


Quando isso acontece a empresa melhora seus níveis de eficiência e produtividade. Também se previne das penalidades que pode receber caso não cumpra as normas de saúde e segurança no trabalho (SST).


Quer saber como funciona uma auditoria de segurança do trabalho? Então siga a leitura deste post!


O que é uma auditoria de segurança do trabalho

A auditora de segurança do trabalho é um procedimento de verificação dos processos da empresa em SST. O objetivo é certificar-se de que a organização está seguindo os trâmites adequados para proteção dos seus colaboradores.


Realizar a auditoria garante à empresa subsídios para planejar suas iniciativas de SST de acordo com as regulamentações a que está sujeito. Também funciona como um processo de avaliação das ações já em andamento.


Durante a auditoria são identificados riscos à saúde e ao bem-estar dos colaboradores. Também são propostas ações que melhorem as políticas de SST da empresa.


Quais os tipos de auditoria de segurança do trabalho

O tipo de auditoria a se realizada vai depender do objetivo da empresa. O procedimento pode ser interno quando o que se busca é um diagnóstico de SST. O resultado desejado é identificar problemas nos processos e preparar melhorias nas ações da área.


Já a auditoria externa, feita por auditores independentes, tem dois objetivos. O primeiro é identificar não conformidades nas ações de SST da empresa. Um relatório aponta o que precisa ser corrigido e como fazê-lo.


O segundo objetivo da auditoria externa é certificar a empresa quanto aos seus procedimentos de saúde e segurança no trabalho. Trata-se de uma verificação que atesta o cumprimento das responsabilidades de SST por parte da empresa.

O que é analisado na auditoria

Os procedimentos e exigências de SST podem variar de empresa para empresa, de acordo com o seu porte e sua área de atuação. A auditoria procura por riscos e não conformidades seguindo alguns parâmetros.


O primeiro deles diz respeito à função exercida pelos colaboradores. Aqui, são analisados os riscos ligados às tarefas realizadas e as medidas preventivas adotadas. O ambiente também é analisado, considerando itens como infraestrutura e ergonomia, entre outros.


A auditoria também inspeciona os equipamentos e ferramentas utilizados. Eventuais falhas ou problemas de manutenção são indicados. Por fim, os auditores avaliam o colaborador quanto ao seu conhecimento e aplicação das normas de segurança, além do uso de EPIs.


Quais os benefícios da auditoria

Ao realizar a auditoria de segurança do trabalho a empresa pode tanto melhorar seu desempenho como se proteger de demandas legais. Confira algumas vantagens do procedimento.


  • Melhoria do ambiente organizacional

  • Ganhos de produtividade

  • Prevenção de acidentes de trabalho doenças ocupacionais

  • Redução de custos operacionais

  • Aprimoramento dos processos de SST


Quer saber mais sobre auditoria de segurança do trabalho? Então entre em contato com um dos nossos consultores. Podemos auxiliar a sua empresa a avaliar suas ações de SST e planejar novas iniciativas para proteger seus colaboradores e prevenir demandas legais.

19 visualizações0 comentário
bottom of page